AD Cuiabá realiza Seminário de Escola Bíblica Dominical
Nos dias 17 a 20 de novembro, a Assembleia de Deus de Cuiabá, liderada pelo pastor Silas Paulo de Souza, realizou o 5º Seminário da Escola Bíblica Dominical, com o tema “A Escola Dominical e os Desafios Contemporâneos”, com base em Romanos 12.1-7.
Com o apoio da CPAD, o evento teve a participação de 2.324 inscritos, entre professores, superintendentes, obreiros e membros aspirantes ao ministério de ensino. Com o propósito de tratar diversos temas da Educação Cristã, a programação contemplou diversos formatos de exposição de conteúdo, que foram: 08 plenárias, 03 mesas de discussão e 03 workshops.
Durante o evento foi lançado o Novo Currículo de Escola Dominical. O Chefe do setor de Educação Cristã da CPAD, Marcelo Oliveira, e o editor Thiago Santos, apresentaram as mudanças das Lições Bíblicas da Escola Dominical e foi muito bem aceito por todos os presentes.
Na abertura, dia 17, a plenária 1 teve como tema: “O papel da Escola Dominical na Formação Integral do Cristão” com o Ev. Eduardo Leite. E a Mesa 1 discutiu o tema: “Os Professores da EBD e a Sociedade Contemporânea” com o pastor Marcos Guimarães e Evangelista Rony Rubert Moderador. E o moderador foi o pastor Valmir Nascimento, que é o presidente do Conselho de Educação e Cultura da igreja local.
No dia 18, a plenária 2 falou sobre “Adolescência ontem e hoje” com o pastor Joelson Lemos. E a Mesa 2 discutiu o tema: “A Apologética Cristã na Escola Dominical” com o pastor Valmir Nascimento e o evangelista Orlando Junior. O moderador foi o pastor Jonas Pinho.
Na sexta-feira, dia 19, a plenária 3 tratou o tema: “A Escola Dominical como Mantenedora da Identidade Pentecostal” com o pastor Claiton Pommerening. E neste mesmo dia, a plenária 4 falou sobre “Adolescência Vista de Dentro” com o pastor Joelson Lemos.
No sábado, dia 20, a Plenária 5 teve como tema: “A Escola Dominical e o Perigo da Aversão ao Conhecimento” com o pastor Geziel Costa. E a Plenária 6, “O perfil do Professor do Século XXI” com o pastor Márcio Klauber Maia. A Mesa de Discussão 3 tratou sobre “Hermenêutica e Pós-Modernidade, Novos Desafios para a Atual EBD” com o evangelista Jonas Mendes, Pr. Márcio Klauber Maia e o moderador foi o evangelista Eduardo Leite. A Plenária 7 tratou sobre “A Escola Dominical e os Desafios Ideológicos” com o pastor Claiton Pommerening e a Plenária 8 sobre “Ensinando com Afetividade” com pastor Klauber Maia.
Neste mesmo dia 20 foram realizados três workshops: “Aulas Criativas – Alunos Motivados” com a professora Jocinete Amorim; “Desenvolvendo uma Metodologia que Gera Vida” com a professora Joneide Souza e “Mundo Adolescente” com o pastor Joelson Lemos.
De acordo com o pastor Valmir Nascimento, o 5º Seminário da Escola Bíblica Dominical teve qualidade das palestras e nos workshops, “o formato inovador do Seminário, inclusive com a realização de mesas de debates nas plenárias, possibilitou a participação dos inscritos com perguntas e isso foi uma das principais características que agradou aos irmãos. Essa parte possibilitou maior interação e troca de informações entre todos”, explicou o pastor.
O pastor Claiton Pommerening, comentarista de Lições Bíblicas de Adultos da CPAD, ressaltou a importância do evento e a sua organização. O pastor Joelson Lemos, que conduziu workshops com professores de adolescentes, destacou a necessidade dessa abordagem específica para a Escola Dominical, a fim de preparar e aperfeiçoar aqueles que atuam no ensino de adolescentes na igreja.
Para o pastor Silas Paulo de Souza, presidente da Assembleia de Deus de Cuiabá, o evento superou as expectativas, tanto pela excelência das ministrações e quantidade de participantes. “Faz parte da igreja local investir no ensino bíblico e na preparação dos educadores cristãos para a obra do Senhor”, frisou o pastor.
No encerramento, o pastor Silas agradeceu à CPAD pelo apoio e a todos os participantes, preletores e equipes que trabalharam na realização deste evento. O 5º Seminário da Escola Bíblica Dominical foi coordenado pela direção da EBD e pelo Conselho de Educação e Cultura da igreja local e todos os inscritos receberam apostila e certificado de participação.