Adolescentes de Porto Alegre adaptaram a Escola Dominical durante a Pandemia e agora retornaram em grande número
Cerca de 600 adolescentes matriculados na Escola Dominical da Igreja Assembleia de Deus em Porto Alegre já retornaram às aulas presenciais da igreja matriz e das congregações, desde o último mês de setembro.
Segundo o superintendente da UAADPA – União de Adolescentes da Igreja Assembleia de Deus em Porto Alegre, pastor Joelson Lemos, esse número ainda é 1/3 do total de matriculados na Escola Dominical. “Estamos retornando aos poucos. Ficamos durante dois anos com a Pandemia impedidos de assistir aulas aos domingos nas igrejas, e com isso, tivemos que nos adaptar para não perdermos os alunos. Tivemos encontros on-line, através da ferramenta Meet e produzimos videoaulas de todas as classes: Pré-Adolescentes, Adolescentes e Juvenis”, explicou o pastor, que coordena também as três classes de Escola Dominical, em parceria com o superintendente da ED, pastor Gilson Motta.
Assim, semanalmente, os adolescentes se “reuniam virtualmente” para assistirem as aulas semanais. “Como somos um campo muito grande, temos 300 congregações, mas somos divididos em distritos, então, demos a liberdade para cada distrito criar a sua videoaula, e os que não possuíam recursos, disponibilizamos pela igreja Matriz. As videoaulas traziam a seguinte legenda: ‘Domingo de quarentena também é dia de EBD’ e os alunos participavam com perguntas e muitos mantiveram a frequência. Com certeza, foi um desafio para cada um dos professores e alunos, mas creio que podemos dizer que passamos pela experiência e foi gratificante”, diz o pastor.
Agora retornando à normalidade das atividades de Educação Cristã na Igreja matriz e nas 300 congregações do campo de Porto Alegre, os alunos podem trazer boas expectativas. “Com o Lançamento do novo Currículo de Escola Dominical da CPAD, nós iremos nos reunir com todos os professores em seus distritos, e investir em um aplicativo para acompanhamento das atividades do Departamento de Adolescentes, inclusive, Escola Dominical”, enfatizou.
Além disso, o pastor Joelson já deixa algumas ideias para o próximo ano 2022 para todos os adolescentes orarem e aguardarem o que virá. “Realizaremos a nossa 1ª EBA – Escola Bíblica de Adolescentes, com o propósito de reunir todos os adolescentes não apenas do Campo de Porto Alegre, mas de toda região Metropolitana. E ainda realizaremos um Seminário de Capacitação para Professores de Adolescentes (Pré-Adolescentes, Adolescentes e Juvenis) que muito ajudará aos professores”, finalizou o pastor Joelson.
Fotos: Cedidas