Lição 05 – Jesus: Até o Vento e o Mar o Obedecem
OBJETIVO
Que os alunos creiam no poder e cuidado de Jesus, mesmo nas horas de dificuldades.
PONTO CENTRAL
Jesus é o meu socorro bem-presente nas tribulações!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.” (Salmos 46.1).
A Paz do Senhor, Querido (a) Professor (a)! Como tem passado? Esperamos que a cada lição, você sinta o Espírito Santo consolar, fortalecer e abençoar todas as áreas da sua vida por meio da sua poderosa Palavra.
Saiba que você não está só. A despeito das dificuldades, o Senhor tem fortalecido sua vida e a capacitando a avançar em todas as áreas. Aqui, há toda uma equipe envolvida nesse trabalho, se empenhando e orando em prol desta grande obra.
Sabemos que, por vezes, a tristeza bate à porta, especialmente quando somos surpreendidos pelas “tempestades” da vida. Mas creia e sinta o Todo-Poderoso dizer que está “nesse barco” contigo, assim como estava com os discípulos na ocasião de Marcos 4.35-41, a qual transmitiremos às crianças na próxima aula. Antes, contudo, sinta Jesus falar primeiramente ao seu coração: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” (Is 41.10).
Cristo é a sua companhia constante, todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28.20). Por isso, creia, no tempo certo, Ele acalmará essa tempestade, trazendo mais uma vez a bonança. Até lá, procure fazer das dificuldades lições. Porque Deus faz com que até mesmo as aflições cooperem para o bem de seus eleitos (Rm 8.28).
Como subsídio devocional para o preparo de sua próxima aula, deixamos abaixo um trecho da Bíblia de Estudo Pentecostal para a sua reflexão.
“Naquele dia, havendo-se despedido da multidão, Jesus e os discípulos planejavam atravessar, numa embarcação, o lago de Quinerete (ou Tiberíades). Esta região ainda hoje é golpeada por tempestades que descem dos montes adjacentes, principalmente o Hermom. Durante a travessia do lago, de repente as águas e o vento tornaram-se impetuosos. O Príncipe da Paz, porém, dormia na popa, sobre uma almofada.
A palavra hebraica para paz é shalon. Denota muito mais que a ausência de guerra e conflito. O significado básico de shalon é harmonia, plenitude, firmeza, bem-estar e êxito. Pode referir-se ao nosso senso pessoal de integridade e bem-estar, livre de ansiedade e em paz com a própria alma, independente dos problemas externos.
O pecado interrompeu a harmonia e a unidade entre a raça humana e a natureza. Antes de Adão pecar, trabalhava alegremente no jardim do Éden, andava livremente entre os animais, dando nome a cada um. Antes havia harmonia entre a raça humana e o meio-ambiente, agora luta e conflito.
Por ocasião do nascimento de Jesus, os anjos proclamaram que a paz de Deus acabara de chegar à terra. Jesus deu aos discípulos a sua paz como herança perpétua antes de ir à cruz. Por isso, quando se crê em Jesus Cristo, se é justificado mediante a fé e se tem paz com Deus. A fim de que os crentes conheçam sua paz perpétua, Deus lhes tem dado o Espírito Santo, que começa a operar em nós um aspecto do fruto, que é a paz.” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 1120).
Acima de qualquer dificuldade, que a paz de Deus, excedente a todo o entendimento, guarde o seu coração e a sua mente em Cristo Jesus (Fp 4.7).
O Senhor abençoe você e a sua classe! Ótima aula!