Lição 03 – Deus me ensina a obedecer e a agradecer
Objetivo: Que o aluno compreenda que a reclamação e a desobediência trazem consequências ruins e a obediência traz resultados bons.
Ponto central: Deus se agrada quando você é obediente e grato.
Memória em ação: “[…] hoje vou deixar que vocês escolham se querem a bênção ou maldição. Vocês receberão a bênção se obedecerem às leis do Senhor […]” (Deuteronômio 11.26,27).
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Você já refletiu sobre o caráter de Deus revelado no dom do livre-arbítrio? O nosso maravilhoso Criador confiou ao ser humano a liberdade de escolha. Ele poderia, mas não nos impõe a sua boa e perfeita vontade. Desde o Éden, o Senhor nos ensina o correto, mas nos deixa livres para escolher, até mesmo o errado, ainda que fique pesaroso por saber a dor que enfrentaremos diante das consequências.
Como a sessão “Memória em Ação” dessa semana destaca: “[…] hoje vou deixar que vocês escolham se querem a bênção ou maldição. Vocês receberão a bênção se obedecerem às leis do Senhor […]” (Dt 11.26,27). Ore sobre a responsabilidade de transmitir essa mensagem de Deus aos seus alunos, certo(a) de que é o próprio Senhor quem o(a) capacita nessa grande missão!
Empenhe-se em ler todo o conteúdo pedagógico sugerido em sua revista com antecedência. Assim, você terá tempo para preparar sua aula de forma que todos os recursos sejam aproveitados para o êxito dos principais objetivos. Além disso, o Espírito Santo pode ministrar outras ideias em seu coração e, ao se preparar com antecedência, você terá tempo para as pôr em prática.
Explique aos Primários que a escolha entre a bênção e a maldição, entre obedecer ou desobedecer, é diária, nas pequenas e nas grandes decisões. Para exemplificar de maneira lúdica, reforçando o aprendizado, ao final da aula, promova a brincadeira “o mestre mandou”.
Você também utilizá-la como ferramenta de reforço para a memorização do versículo destacado nessa lição. Uma criança voluntária, por vez, ordenará como as demais deverão recitá-lo: pulando num só pé; girando; dançando etc.
Ao longo da atividade, vá reforçando a importância de cumprir a ordenança do “Mestre” de modo correto e imediato. E ao final, reforce que da mesma forma precisamos fazer com as ordenanças do nosso Mestre Jesus.
Enfatize, ao longo de toda aula, que Deus se agrada quando eles são obedientes e gratos e de que todos os mandamentos do Senhor visam o próprio bem de cada um deles.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!