Lição 02 – Jesus diz: Levante-se!
OBJETIVO
Que o aluno saiba que vale a pena esperarmos com paciência no Senhor.
PONTO CENTRAL
Nossa perseverança também é sinal de fé!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmos 40.1 – ARC)
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Temos atravessado tempos trabalhosos, inclusive de ataques espirituais às nossas crianças. Vigiemos e oremos! Não percamos tempo, prossigamos a viver e anunciar o Evangelho de Salvação, propagando libertação aos cativos, pois essa é a principal missão da Igreja na terra.
Diante de tantos projetos, compromissos e responsabilidades, até mesmo eclesiásticos, precisamos tomar cuidado para não perdermos a noção da tamanha urgência em propagar o amor de Cristo. Não é porque o mundo jaz no Maligno, que a Igreja gloriosa de Cristo deve abandonar os que ne estão a própria sorte. Essa não foi a ordenança de Jesus na Grande Comissão (Mt 28.16.20).
Portanto, jamais deixemos de ser luz nas trevas, sal que tempera; que faz a diferença (cf. Mt 5.13-15); que ao passar, torna qualquer local melhor, qualquer pessoa que cruzar o seu caminho, um ser mais iluminado do que antes de encontrá-lo, tal como Jesus fazia. Certos de sua promessa: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas… se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Mc 16.17,18).
A lição dessa semana nos faz refletir no quanto somos limitados e precisamos da ajuda constante do Senhor e uns dos outros. Diante de tantas perspectivas possíveis sobre a passagem bíblica a ser ensinada, que essa console e fortaleça o seu coração: A nossa perseverança também é sinal de fé!
Por vezes, diante de aflições, injustiças e tantas outras provações tudo o que Deus pede para nós fazermos é ESPERAR. Não de qualquer forma, mas esperar com paciência no Senhor (Sl 40; Is 30.15).
Abaixo segue a dica pedagógica da comentarista desse trimestre, a educadora Fátima Mallet, da AD de Santa Catarina.
“Observe suas crianças e procure compreender que muitas vezes existem distúrbios da aprendizagem, os quais são confundidos com: rebeldia ou preguiça. Não podemos diagnosticar, mas podemos ajudar compreendendo o desenvolvimento ao longo do crescimento humano e suas respectivas necessidades. Precisamos sempre estar disponíveis para fazer o melhor em prol de nossas crianças. Procurar compreender o desenvolvimento do ser humano se faz necessário diante dos desafios contemporâneos. Peça ao Espírito Santo que a direcione e procure apoio dos profissionais da área que possam dar o suporte necessário, sejam eles psicopedagogos, psicólogos etc.”
Ótima aula! Que o Senhor Jesus proteja você e a sua classe, livrando-os de todo mal e os ajudando a se alegrar na esperança, serem pacientes na tribulação e na oração perseverantes (cf. Rm 12.12).