Lição 02 – A plenitude dos tempos
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. CRISTO: O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA
2. PROFECIAS SOBRE O MESSIAS
3. A RAZÃO DA SUA VINDA
4. A PLENITUDE DE DEUS
OBJETIVOS
APRESENTAR a centralidade de Cristo em toda a Bíblia;
ANALISAR algumas profecias do Antigo Testamento sobre o Messias;
RECONHECER o cumprimento de tais profecias nos registros do Novo Testamento.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! De que maneira seus alunos receberam o tema desse trimestre? Incentive-os a se aprofundarem em cada lição, lê-las previamente, trazer dúvidas, curiosidades, testemunhos e sugestões. Além de enriquecer a aula, a participação deles contribui diretamente para a própria aprendizagem.
Empenhe-se em estudar com antecedência sua revista Lições Bíblicas Juvenis e a colocar em prática as dicas para o melhor êxito nos objetivos propostos junto a classe. Atente-se especialmente às dinâmicas e interações sugeridas, aproveitando ao máximo todas as oportunidades de envolver seus juvenis na aula.
Na próxima lição, mostraremos aos nossos alunos que o anúncio do Messias está presente em toda Bíblia. Ele é o próprio Verbo de Deus, atuante e prometido como Salvador desde o Gênesis. Que coisa maravilhosa! Entretanto, como vemos registrado nos Evangelhos, a maioria dos escribas e fariseus, os que mais estavam familiarizados com as Escrituras, não o reconheceu. Nem mesmo após o contundente anúncio e testemunho de João Batista. Como está escrito: “Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele” (Lc 7.30).
E quanto a nós, os estudiosos da Bíblia de nossos dias, será que conhecemos com intimidade o Messias? Que temos refletido seu caráter amoroso, santo e poderoso nesse mundo?
Lembre-se com eles de que muitos judeus, por gerações, aguardavam o Messias, estudavam as profecias sobre Ele, liam as Escrituras regularmente, mas não identificaram a sua vinda. Da mesma forma, hoje também pode haver muitos de nós, crentes, que estudam sobre a sua volta sem que estejam de fato preparados para ela.
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome” (Jo 1.11,12).
Proponha essa autoanálise à classe, explicando a eterna necessidade de buscarmos, com humildade e dependência, o Espírito Santo, a fim de não incorrermos no mesmo erro desses escribas e fariseus.
A volta de Jesus se aproxima! É imperativo que não sejamos apenas leitores da Bíblia, mas praticantes, “pequenos Cristos” que refletem a graça e glória do Salvador, que um dia nos alcançou. Portanto, anunciemos as Boas Novas com palavras e ações, em tempo e fora de tempo. Queiramos amor e não condenação aos perdidos!
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pe 3.9).
Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!