Lição 06 – O nascimento da sociedade
LEITURA BÍBLICA: Gênesis 4.1, 2, 8, 17-26.
A MENSAGEM: “Por isso o Senhor Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado” (Gênesis 3.23).
OBJETIVOS:
ENSINAR como o ser humano viveu após a saída do Jardim do Éden;
DESTACAR a misericórdia de Deus, mesmo após o pecado e expulsão do Éden;
APRESENTAR o surgimento das primeiras famílias, profissões e culturas.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor. Na lição desta semana, seus alunos aprenderão como a sociedade se desenvolveu depois que Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden (Gn 3.22-24). Embora o pecado tenha trazido graves consequências para a humanidade é importante entender que Deus jamais a abandonou como muitos pensam. Deus criou o ser humano, a obra mais excelente feita por suas mãos, e o cercou de todos os recursos necessários para sua subsistência, bem como para que ele o adorasse com alegria e paz. Infelizmente, o pecado encontrou lugar na humanidade e trouxe graves problemas a sua comunhão com o Criador (Rm 3.23).
Concernente ao progresso da humanidade após o Éden, esta lição aborda ao menos 3 tópicos: o tópico 1 enfatiza que a vida fora do Jardim não foi de facilidade. Adão tornou-se um agricultor que teve a responsabilidade de cultivar a terra para sua subsistência (Gn 3.23). Diferente das condições abençoadas do jardim do Éden, dessa vez, Adão teve de experimentar as adversidades do trabalho árduo, bem como fazer muito mais esforço para conseguir explorar os recursos para a subsistência da sua família (vv. 17-19). O tópico enfatiza também que a dádiva da maternidade ficou comprometida em razão das dores de parto que seriam agravadas (v. 16). Ter muitos filhos era uma bênção que Deus havia concedido ao primeiro casal, porém, deveria ser desfrutada com paz e alegria no coração. Infelizmente, o pecado tornou tudo mais difícil.
O tópico 2 destaca a sentença divina sobre Caim, após o assassinato de seu irmão Abel. O crime gravíssimo foi castigado com a improdutividade da terra, bem como pela vida de fugitivo que viveria pelos próximos anos (Gn 4.12). Assim como ocorreu com Adão e Eva, o pecado de Caim também teve consequências terríveis que ele teve de arcar pelo resto de sua vida. Contudo, a misericórdia divina não o abandonou, pois o sinal divino serviu de escape para que ele não fosse completamente destruído (vv. 14-15). Note que a separação de Deus, por conta do pecado, bem como da própria família já era dolorosa demais para Caim. O episódio nos mostra as graves consequências que o pecado traz para a vida de qualquer pessoa (cf. Gl 6.7).
E, por fim, no tópico 3 o enfoque encontra-se na formação e desenvolvimento das sociedades. Caim, depois que desarraigou-se da sua família, foi para uma terra distante e ali conheceu sua esposa (Gn 4.16). Embora a Bíblia não dê detalhes sobre este fato, a saber, como Caim constituiu família, tendo em vista que ele fazia parte da primeira família da Terra, os estudiosos entendem que Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas. O fato importante a destacar é que a geração de Caim assumiu uma postura reprovada por Deus (vv. 22-26). Mas isso não significava que tudo estava perdido, pois de sua descendência surgiram grandes profissionais que foram importantes para o desenvolvimento da sociedade daquela época. Jabal, por exemplo, foi um criador de gados. Seus filhos se tornaram especialistas em preparar construções que foram aperfeiçoadas ao longo do tempo. Jubal, outro descendente de Caim, tonou-se criador de instrumentos musicais. A música seria um meio adotado para adoração a Deus e prossegue até os dias atuais.
Professor(a), nesta oportunidade, é importante enfatizar que apesar de a humanidade dos primeiros séculos não cumprir completamente a vontade de Deus, sua misericórdia permaneceu presente. Até mesmo sobre aqueles que se desviaram completamente de seus caminhos, o Senhor manteve o cuidado. Isto posto, aproveite a lição para encorajar seus alunos a compreenderem que permanecer em obediência aos mandamentos do Senhor é muito melhor do que viver uma vida de pecados e distante da sua presença. Mostre também que a continuidade da vida ocorreu no passado, após a Queda, como ocorre nos dias atuais. No entanto, o Criador já proveu o meio pelo qual a humanidade possa ser resgatada da sua condição caída: crer no Senhor Jesus Cristo e o reconhecer como Salvador e Senhor. E, por fim, ressalte que Deus jamais rejeitará o pecador que o buscar com o arrependimento sincero (cf. Sl 51.10-12).
Tenha uma excelente aula!