Lição 05 – Jesus é Deus
ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – A DOUTRINA BÍBLICA DA DIVINDADE DE JESUS
II – A HERESIA QUE NEGA A DIVINDADE DE JESUS
III – IMPLICAÇÕES DO ARIANISMO NA ATUALIDADE
CONCLUSÃO
Esta primeira lição tem quatro objetivos que os professores devem buscar atingi-los:
I) Demonstrar na Bíblia a natureza divina de Jesus, suas obras e seus atributos;
II) Explicar e refutar a heresia do Arianismo;
III) Apresentar as implicações do Arianismo na atualidade.
A Bíblia ensina e afirma, de maneira explícita, que Jesus é Deus igual ao Pai, portanto, da mesma essência ou substância. Convém ressaltar que Jesus não é metade Deus e metade homem, nada foi mudado na encarnação, portanto, Ele é o perfeito homem “Jesus Cristo homem” (1 Tm 2.5) e o perfeito Deus, em toda a plenitude “porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2.9). O termo grego morphē, ”forma”, usado pelo apóstolo Paulo em “sendo em forma de Deus” (Fp 2.6) indica essencia imutavel, portanto, Jesus jamais deixou de ser Deus.
É digno de nota que os apóstolos João e Paulo, como os demais, eram judeus e foram criados num contexto monoteístico; portanto, não admitiam, em hipótese alguma, outra divindade, senão só, e somente só, o Deus Javé de Israel (Mc 12.28-30). Observemos que, a cada fala do Senhor Jesus a respeito de sua divindade, de sua igualdade com o Pai, o próprio apóstolo João registra a reação dos judeus como protesto (Jo 5.18; 8.58, 59; 10.30-33). Seus interlocutores entendiam esse discurso, embora não o aceitassem. Mesmo assim, esses apóstolos não hesitaram em declarar, com ousadia e abertamente, a deidade absoluta de Jesus (Jo 20.28; Rm 9.5; Cl 2.9; Tt 2.13; 1 Jo 5.20).
A Bíblia revela que Jesus é o verdadeiro Deus tanto textualmente como pelos seus atributos e suas obras. Ele possui os mesmos nomes e títulos divinos, como Javé dos Exércitos e Criador. As Escrituras mostram diversas vezes o Senhor Jesus ao lado do Pai, revelando, assim, a sua divindade e também a sua igualdade com o Pai nos seus atributos incomunicáveis.
O apóstolo João, como judeu monoteísta instruído na sinagoga, não apresentou um novo Deus, mas colocou o Verbo dentro da divindade dos seus antepassados. O apóstolo não admitia, em hipótese alguma, outra divindade, no entanto, no prólogo do seu evangelho, ele descreve o Verbo com os atributos da deidade, aqueles que mais se destacam no seu relato do começo ao fim. O presente estudo se concentra na deidade absoluta de Jesus conforme as Escrituras e refuta, à luz da Bíblia, as heresias cristológicas.
Texto extraído da obra Em Defesa da Fé Cristã, editada pela CPAD.