Lição 04 – Humanidade, a coroa da criação
LEITURA BÍBLICA: Gênesis 1.26-31; 2.15.
A MENSAGEM: “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher” (Gênesis 1.27).
OBJETIVOS:
DESTACAR a narrativa bíblica sobre a criação do ser humano;
ENSINAR que o ser humano foi criado à imagem de Deus;
ENFATIZAR a responsabilidade do ser humano diante da criação.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta aula, veremos que o ser humano é a coroa da criação de Deus, isto é, de tudo o que Deus criou no que há de mais valioso está o ser humano. Aos olhos do Criador, a humanidade é o bem maior que Ele criou para louvor da sua glória (Ef 1.12). Infelizmente, com o surgimento do pecado no mundo, a humanidade perdeu todas as bênçãos que Deus havia preparado e disponibilizado para ela no jardim do Éden (Gn 3). Durante a aula, professor(a), você terá ao menos três objetivos, destacados na lição, que deverão ser atingidos para com os alunos:
Em primeiro lugar, você deve destacar a narrativa bíblica sobre a criação do ser humano. Trata-se de um relato maravilhoso acerca da criação do ser humano. Deus fez o homem do barro e soprou o espírito de vida em suas narinas. Desde então, o ser humano se tornou alma vivente (Gn 2.7). O texto destaca que Deus usou a sua palavra e tudo veio a existir, mas com o ser humano o Criador o fez com as suas próprias mãos. Deus teve o cuidado e pensou nos mínimos detalhes. O esmero do Criador com relação à criação do ser humano expressa o nível de intensidade e valor atribuído à maior de todas as suas criaturas (Gn 1.26-31). O Senhor nos fez únicos e de um modo muito especial. Tanto a nossa personalidade quanto o nosso caráter que é forjado ao longo da vida revelam aspectos jamais vistos em outros seres criados por Deus. É mais uma prova do carinho e cuidado de Deus para com o ser humano (Sl 139.13-16).
O segundo objetivo desta aula é ensinar que o ser humano foi criado à imagem de Deus (Gn 1.26). O interessante sobre a criação do ser humano é que, diferentemente das outras criaturas, Deus o fez conforme a sua imagem e semelhança. Isso significa que os aspectos morais, racionais e emocionais inseridos no ser humano têm como referência o próprio Deus. Além de o conceder grandes capacidade, por fim, o Criador ainda o permite ter a condição de escolher submeter-se à sua vontade ou não (Gn 2.8, 9, 16, 17). Essa capacidade de escolha é conhecida pelos estudiosos como livre-arbítrio. É importante destacar neste tópico que devemos escolher ser obedientes a Deus. Ele promete recompensar e honrar aqueles que são obedientes à sua santa Palavra e vontade (Hb 10.35-39).
E, por último, o terceiro objetivo é enfatizar a responsabilidade do ser humano diante da criação. O fato de sermos criados por Deus é uma bênção, mas também envolve grandes responsabilidades. Por esse motivo, não podemos perder de vista que o Criador espera de nós que administremos bem a sua criação. O exercício desse cuidado chama-se mordomia, que abrange as diferentes áreas da criação. Nesse sentido, temos a mordomia: a. do corpo: implica em cuidar do nosso corpo físico que é o templo do Espírito Santo e, portanto, deve ser alimentado e usado para glorificar a Deus (1 Co 6.19); b. da mente: como sede das emoções, deve ser bem preservada e ocupada pela Palavra de Deus de modo que pense nas coisas que são do Alto (Cl 3.2); c. do espírito: nosso espírito deve estar pronto e santificado para que entremos na presença de Deus e adoremos ao Senhor. O exercício espiritual nos fortalece para que estejamos espiritualmente bem e em comunhão plena com Deus (1 Co 5.23); d. do tempo: nosso tempo deve ser bem administrado para que aproveitemos com sabedoria os momentos para trabalhar, estudar, ter o lazer, mas, principalmente, servir a Deus (Ef 5.15, 16); da igreja: a igreja, geralmente, é compreendida como o espaço onde exercemos o serviço para a obra de Deus. Ali, disponibilizamos o nosso tempo para servir a Deus com os nossos talentos, mas não devemos nos esquecer que a melhor forma de aproveitarmos o tempo na igreja é desfrutar da comunhão com Deus e desenvolvê-la com nossos irmãos em Cristo (1 Ts 5.11; Jd 20).
Professor(a), aproveite a temática da aula e convide os adolescentes para elaborar um relógio (disponibilize uma folha de papel sulfite A4) onde cada um deverá anotar a quantidade de tempo que deve gastar com cada atividade. Considerando que estamos utilizando um relógio de 24 horas, aproveite o espaço para anotar em primeiro lugar o tempo do nosso dia que devemos gastar na presença de Deus e, em seguida, com as demais atividades.
Tenha uma excelente aula!