Lição 04 – A coragem de ajudar
OBJETIVO
Que o aluno saiba que Deus o faz forte e, mesmo pequeno, ele pode ajudar as pessoas que sofrem.
PONTO CENTRAL
A verdadeira coragem vem de Deus e abençoa a todos em redor.
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.” (Filipenses 2.4)
A Paz do Senhor, querido(a) Professor(a)!
Como você está? Você tem tido suporte, rede de apoio, pessoas que o incentivam em sua caminhada e ministério? Muitas vezes, Deus nos envia irmãos, parceiros de arado, para nos fazer vivenciar na prática toda a força e beleza de Eclesiastes 4.9-12:
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”.
Gostaríamos de incentivar o hábito de estreitar laços e promover uma maior troca entre as irmãs parceiras na Seara do Mestre. Não apenas nas igrejas locais, como também entre irmãs de diferentes regiões e realidades. Quem sabe uma ideia sua para solucionar um problema local pode também ajudar na Escola Dominical de outro estado do país?
A internet pode ser tão enriquecedora quando usada para essa finalidade, diminuindo as distâncias e promovendo uma rede de apoio transcultural. Por isso, aproveitamos esse espaço para motivar tal troca e fortalecimento mútuo.
Peça ajuda, se precisar, comente os posts em nossas redes sociais, participe com sugestões, mensagens de incentivo e toda palavra que possa cooperar com a vida e trabalho de uma irmã voluntária no ministério de ensino. Infelizmente, tantas são as vezes as quais vemos esses canais serem usados para disseminar ódio, contenda, fake news, rivalidades – sejam na esfera política ou até mesmo teológica e denominacional. Vamos na contramão desse fluxo, usando essas ferramentas em prol do Reino de Deus, da unidade e avanço da Igreja de Cristo.
Afinal, jamais podemos nos esquecer: mais forte é o sangue de Jesus que nos une, do que o espírito do mundo jazido no Maligno, que tenta separar ou macular o Corpo de Cristo. Como o apóstolo Paulo, há muito nos instrui por meio de sua sábia carta a Timóteo:
“Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade. E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer” (2 Tm 2.23-26).
Na próxima aula, vamos ensinar aos pequeninos sobre a coragem de ajudar. Sim, ajudar requer imensa coragem. Nem sempre que nos expomos, estendendo uma mão amiga obtemos como resposta a gratidão; nem sempre a colheita é imediata, muitos semeiam para outros colherem (Cf. 1 Co 3.6-8); nem sempre nossas boas intenções parecem bem-sucedidas na ótica humana… Entretanto, fique em paz, porque o Senhor — quem pesa os corações, é imensamente galardoador. E, frequentemente, no ato de ajudar, nós também somos ajudados.
Portanto, “não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, principalmente aos domésticos da fé” (Gl 6.9,10).
O Senhor abençoe você e a sua classe. Ótima aula!