Lição 01 – Seja forte e corajoso
OBJETIVO
Que os alunos creiam que, com Deus, eles podem vencer qualquer obstáculo.
PONTO CENTRAL
Quando Deus está do nosso lado, não precisamos ter medo de nada.
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Seja forte e corajoso! Não fique desanimado e nem tenha medo” (Josué 1.9a)
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Ainda em tempo, gostaríamos de desejar a você, a sua família e a todos os seus pequeninos discípulos um feliz e abençoado ano novo!
Aproveite esse momento oportuno de recomeço para recapitular e agradecer por todas as conquistas, lutas e vitórias que tanto ensinamento a trouxeram no ano que se foi. E, é claro, para orar consagrando ao Senhor todas as metas e sonhos para esse ano que se inicia, pois como a sua Palavra garante: “Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo” (Pv 16.3 – NTLH).
Oramos para que em seu coração habite a genuína e inabalável paz do Espírito Santo, fruto da certeza plena de que, haja o que houver, você nunca estará sozinho (a): “O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes” (Dt 31.8). O Senhor é tudo o que necessitamos.
Neste primeiro domingo do ano, vamos pregar às nossas ovelhinhas sobre a importância de ter coragem e confiança no Senhor, mesmo diante do medo. Que lição valiosa! Pode até parecer óbvia, entretanto, muitas vezes diante da adversidade, infortúnio ou grande desafio, até mesmo nós, adultos experientes, precisamos ser lembrados dela.
Portanto, antes da preparação desta aula, reflita por um momento: O que tem te dado medo? Preocupação, ansiedade, angústia, sensação de incapacidade…? Como seres humanos, é natural temer. Temos alguns temores mais concretos ligados à rotina diária, perigos externos e outros mais complexos, como por exemplo: não conseguir um emprego e pagar todas as contas necessárias ou não realizar um sonho espiritual de grande importância. Contudo, independentemente de qual seja o seu medo, apresente-o ao Deus Todo-Poderoso. Ele nos ama e deseja nos fortalecer para cada situação amedrontadora, a qual permite chegar em nossas vidas justamente para nos desenvolver na fé.
A oração é uma arma poderosa. Muitas vezes, embora nada mude de imediato no cenário exterior, saímos da oração vitoriosos, em paz, fortes e confiantes no nosso interior. Por isso, em vez de andar aflito(a) e angustiado(a) procurando recursos e soluções humanas, clame primeiramente ao Todo-Poderoso! Ele faz toda diferença, a começar em nossos corações, acalmando-nos e dando-nos a direção e fé necessárias, as quais não obteríamos sem sua ajuda.
Traga à memória quantos socorros o Senhor já lhe enviou; quantos impossíveis em sua vida Ele já realizou, quantos propósitos Ele já cumpriu em você e através de você e, se possível, compartilhe algum com os seus Primários.
As histórias e exemplos bíblicos nos inspiram grandemente. Como o apóstolo Paulo disse: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” (Rm 10.17). Veja a grande importância de seu ministério no mundo espiritual. Contudo, nunca se esqueça de antes de levar essa Palavra aos pequeninos, permitir que ela atue primeiro em seu próprio coração.
Deus te abençoe e capacite. Boa aula!