Lição 01 – O Papai do Céu fala com Maria e José
Assunto da Lição: Falar
Para memorizar: “Mas Jesus respondeu: — Mas felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.” (Lucas 11.28)
Orientações Iniciais
Professor(a), este é um novo ano e um novo trimestre. Pode ser que você tenha recebido alunos novos em sua classe e eles ainda não conhecem os demais. A fim de quebrar o gelo desses momentos inicias, e promover uma apresentação das crianças, propomos a seguinte atividade: dê a cada aluno uma Moldura grande para que eles se apresentem à turma. Seja o primeiro a se apresentar, colocando a moldura na frente do seu rosto, diga o seu nome, idade, brincadeira preferida e qual personagem da Bíblia que mais gosta e por quê. Guie os alunos para que saibam o que dizer ou, se preferir, crie novas perguntas. Com base nesse quebra-gelo, distribua as revistas e peça que as crianças façam o autorretrato delas no local indicado na primeira página.
Crie expectativas do trimestre ao apresentar o sumário para os alunos. Este trimestre trará uma riqueza espiritual muito grande para a vida dos seus pequenos. Esteja à disposição do Senhor para ser usado(a) por Ele neste tempo.
Hoje seus alunos deverão ser estimulados a saber como se deu o anúncio do nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, a Maria e José; compreender que Deus fala conosco de diferentes maneiras. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando valores
Trabalhar valores espirituais e morais na classe do Jardim de Infância é muito importante porque agora as crianças estão se posicionando enquanto seres na sociedade. Na igreja, é primordial que a criança entenda o quanto ela deve ser agradecida, principalmente ao nosso Deus, e a Jesus, o seu Filho.
Diga à turma que você é agradecida ao Papai do Céu por Ele ter enviado o seu Único Filho ao mundo a fim de nos salvar, provando o seu amor por todas as pessoas. E também somos agradecidos porque o Papai do Céu fala conosco de diversas maneiras e precisamos ouvir a sua voz e estar dispostos a obedecer ao que Ele mandar.
Ensinando a história
As crianças de cinco e seis anos que frequentam a classe de Jardim de Infância apresentam algumas características específicas. Contudo, é importante lembrar que cada criança é única e tem o seu próprio desenvolvimento.
-
Elas são sempre ativas, criativas e curiosas. Por isso, não as deixe sentadas ou paradas por muito tempo, mas proporcione momentos em que possam se movimentar, falar e usar a imaginação. A sugestão e que durante a história você faça perguntas; leia bons livros infantis, mostre as ilustrações dos livros, faça encenação etc.
-
Em geral elas são sociáveis, amigáveis e gostam de brincar com outras crianças, seja menino ou menina. Então, não separe os meninos das meninas e procure proporcionar atividades em grupo. Arrume as cadeiras e mesas em círculo.
-
Elas estão desenvolvendo a autoestima. Sendo assim, a aprovação e o elogio dos adultos são importantes. Procure, no decorrer das aulas, sempre elogiar a criança e as suas ações. Tenha sempre uma palavra de incentivo para cada aluno(a), afinal quem não gosta de receber um elogio?
Portanto, enquanto ensina a história, siga essas sugestões para que a história bíblica seja fixada no coração de seus alunos.
Encerramento da aula
Confeccione um bilhete para os responsáveis explicando como a Escola Bíblica Dominical é importante para o desenvolvimento espiritual das crianças. Na revista do aluno também preparamos uma carta aos pais ou responsáveis. Permita que eles leiam a cartinha. Esclareça que a cada aula, as verdades centrais da Palavra de Deus são explicadas em uma linguagem simples e adequada que alcança as crianças com aplicações práticas para o seu cotidiano. Ponha-se à disposição dos pais e responsáveis para uma conversa, conheça-os, conheça seus alunos. Ao final, peça para que as crianças não faltem na próxima semana.
Plano de aula
O plano de aula é uma ferramenta indispensável à prática docente. Através dele, o professor tem uma possibilidade de se organizar melhor diante das várias atividades que serão realizadas no seu período de aula.
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
|
10 minutos |
Assunto da lição |
5 minutos |
Para memorizar |
10 minutos |
História bíblica |
15 minutos |
Fixação do ensino |
15 minutos |
Atividades do aluno |
15 minutos |
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, nesta insira os possíveis imprevistos, os fatos relevantes, os apontamentos de seus alunos, como respondem as perguntas e as atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia as os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, PLANO DE AULA o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Desejo a você um ano de 2025 repleto das bênçãos do Senhor sobre a sua casa, sua vida e seu ministério com as crianças.
Que esta aula seja uma bênção para seus alunos.