Lição 01 – Criacionismo x Evolucionismo
LEITURA BÍBLICA: Gênesis 1.26-31; 2.7.
A MENSAGEM: “Então Deus disse — Que haja luz! E a luz começou a existir” (Gênesis 1.3).
OBJETIVOS:
APRESENTAR e defender a doutrina da Criação;
EXPLICAR a teoria do Evolucionismo e suas limitações;
DEMONSTRAR a superioridade do texto bíblico sobre teorias humanas e temporais.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Estamos iniciando o segundo ano de estudos com a revista Lições Bíblicas Adolescentes. Nesta primeira lição, veremos o contraste entre as duas visões de conhecimento: Criacionismo e Evolucionismo. A primeira visão, como detalha a lição, tem como base a verdade bíblica e considera Deus como o Criador de todas as coisas (Gn 1.1; Sl 33.6). Ele é soberano e criador do ser humano e, portanto, deseja estabelecer um relacionamento com a principal de todas as suas criações (Lv 26.12). Em contrapartida, o Evolucionismo é uma teoria que ensina que o ser humano é o resultado de um processo contínuo de evolução em que as primeiras versões de vida foram desaparecendo para dar lugar a outras que se adaptaram mais às mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Acerca dessa visão é importante salientar que trata-se de uma visão humana, mundana e limitada (Tg 4.4).
Concernente a este tema a lição aborda ao menos três tópicos. O primeiro apresenta e defende a doutrina da criação. Trata-se de um ensinamento que fundamenta a doutrina da criação divina. A base desse ensinamento aponta que Deus é o Criador do mundo, do universo e, principalmente, do ser humano (Gn 1.1-27). A comprovação bíblica desse fato encontra-se em muitas referências, a saber, a que apresenta a formação da natureza, a separação dos elementos físicos, a terra como esfera e outras mais (Is 45.18).
O tópico seguinte traz uma explicação sucinta sobre a teoria do Evolucionismo e as suas limitações. A ideia do Evolucionismo tem como pressuposto o naturalismo que defende que há leis e forças naturais que operam no mundo. Nesse sentido, negam que haja sobrenatural e excluem completamente a ideia de que exista um Criador (Is 53.1). Trata-se de uma ideia que considera apenas a ciência, bem como a necessidade de investigação e comprovação. Caso contrário, não há o que considerar.
E, por último, veremos a superioridade das Sagradas Escrituras como verdade sublime diante das teorias humanas e temporais. Tudo o que precisamos saber sobre Deus e a criação pode ser encontrado nas Sagradas Escrituras. Elas são o nosso manual de fé e conduta, a verdade que fundamenta o que cremos (Jo 5.39). Portanto, não há outra verdade acima da Palavra de Deus. É nela que encontramos os ensinamentos que servem tanto para fundamentar quanto para refutar os falsos ensinamentos e a falsa ciência (2 Tm 3.16, 17).
É importante compreender que a Bíblia não tem como finalidade explicar cientificamente os detalhes da criação. A sua função é apontar que existe um Criador dos céus e da terra, inclusive, do ser humano e que devemos nos aproximar dele mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. De acordo com Lawrence O. Richards, no Comentário Devocional da Bíblia (CPAD), “As Escrituras pouco fazem para satisfazer a nossa curiosidade científica. Por quê? Talvez porque ‘pela fé’, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente’ (Hb 11.3). Mesmo se os detalhes fossem conhecidos, os incrédulos zombariam e ainda se apegariam aos seus caprichos. Mas existe ainda outra razão. O livro de Gênesis nos incentiva a olhar além do material, ao imaterial — além da Criação, para o Criador. Nada deve nos distrair do reflexo de Deus que nós vemos no que Ele criou” (2012, pp. 10, 11).
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, utilize cartolina ou papel 40 kg e elabore um quadro com a ajuda de seus alunos. No quadro deve constar os aspectos que identificam as características do Criacionismo em contraste com o Evolucionismo. Você pode dividir a turma em dois grupos, delimitar um tema para cada grupo e pedir que eles apresentem as informações do quadro. Ao final, deixe o material exposto em algum lugar da classe que seja de fácil visualização para que a classe não se esqueça de que cremos e servimos a um Deus de verdade.
Tenha uma ótima aula!