Lição 13 – O amigo do Papai do Céu faz o que é certo
Assunto da Lição: Fazer o certo
Para memorizar: “O Senhor me livre de levantar a mão contra quem ele escolheu como rei! […].” (1 Samuel 26.11a)
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a reconhecer que Deus nos ama e por isso orienta o seu povo; e perceber que Deus fala conosco através da oração e através da sua Palavra. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando valores
“Durante a fase do pensamento concreto, as crianças precisam de ajuda para reconhecer o que é certo e o que é errado, vivenciando isto através de cada incidente em casa, na aula ou nas histórias. Ainda não são capazes de caracterizar os acontecimentos dentro de uma grande categoria rotulada de “certo” ou “errado”. Ou seja, não conseguem generalizar, precisam pensar em atos específicos.
Aprender o que é certo é muito mais difícil. Ensinar o que é certo também é uma tarefa árdua. Pergunte em qualquer classe, o que não devemos fazer e observe quantas respostas surgirão. Então, pergunte o que devemos fazer de bom e veja o que acontece. A lista pode começar com as seguintes declarações: ‘Não bater’, ‘Não mentir’… Estas coisas não contam como ações a fazer. Se insistirmos em respostas positivas, a lista será relativamente pequena, se conseguirmos formar uma.
Este é um desafio para nós. Ensinar o que podemos fazer de bom, além das coisas ‘espirituais’, tais como, frequentar a escola dominical, orar e ler a Bíblia. Podemos ensinar nosso aluno a ser gentil, a pensar em coisas boas para fazer pelos outros. Ensiná-lo a obedecer a seus pais em situações específicas. Quando a mamãe disser: “Vamos nos aprontar para dormir”, como devem agir?
Por meio das histórias bíblicas, podem aprender a ver o que as pessoas fazem de certo e de errado. São capazes de começar a aprender a palavra pecado. Pecado é fazer aquilo que Deus não quer que façamos, ou, é não fazer o que Deus quer que façamos.
As crianças, primeiramente, aprendem o conceito de certo e errado em relação às consequências que isto lhes traz. Se forem punidas, o que fizeram é errado. Se receberem recompensa, o que fizeram é certo.
Ao amadurecer, a orientação punição-recompensa que regia suas ações é substituída pela satisfação pessoal. Torna-se gratificante fazer algo pelo qual já foi recompensada anteriormente. Neste novo estágio, a criança não necessita da recompensa tão frequentemente, embora ainda seja um recurso necessário. Ocasionalmente, a satisfação do outro pode servir de orientação, pois ver alguém feliz é razão suficiente para fazer algo de bom.”
(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 30-31)
Encerramento da aula
Recapitule rapidamente os objetivos da aula. Ore e despeça-se. Converse com os pais ou responsáveis sobre a contribuição da Escola Dominical a respeito de estimular a criança reconhecer que a Bíblia é muito importante por ela traz as ordens que Deus quer que sigamos.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
|
10 minutos |
Assunto da lição |
5 minutos |
Para memorizar |
10 minutos |
História bíblica |
15 minutos |
Fixação do ensino |
15 minutos |
Atividades do aluno |
15 minutos |
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.