Lição 13 – A recompensa por fazer o que é certo
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 3.1-6; Gálatas 6.9.
Tópicos da Lição:
1. FAZER O QUE É CERTO É ALEGRIA PARA O SALVO
2. NÃO SE CANSE DE FAZER O BEM
3. DEUS TEM UMA RECOMPENSA ESPECIAL PARA OS SEUS SERVOS.
Amigo(a) professor(a) da classe dos Pré-adolescentes, a paz do Senhor.
Chegamos à última aula do trimestre. A lição desta semana tem como tema a recompensa de Deus aos que fazem o que é certo. Praticar o bem, a justiça, não prejudicar o próximo, tratar bem as pessoas, fazer o que é certo são valores que aprendemos com a Palavra de Deus. O ensino para vida cristã nos mostra que esses e outros ensinamentos são importantes para que tenhamos uma vida agradável a Deus. No entanto, é importante enfatizar que essas boas ações nem de longe garantem a salvação de qualquer pessoa. Elas não são critérios para a salvação, afinal de contas, apenas a fé em Jesus Cristo e na sua morte sobre a cruz pode nos trazer o perdão dos pecados e, consequentemente, a salvação da nossa alma (Jo 3.18).
A prática de boas obras, diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é a razão da nossa fé, e sim a consequência da nossa fé. O apóstolo Paulo ensinou aos efésios que “foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” (Ef 2.10). Logo, fazer o bem não é um grande feito de nossa parte, e sim o nosso dever como servos e filhos de Deus. Somos chamados para cumprir com responsabilidade a obra do Senhor e obedecer aos seus mandamentos.
Para que os seus alunos aprendam um pouco mais sobre a recompensa por fazer o que é certo, a lição destaca três tópicos que abordam esse tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Fazer o Que é Certo é Alegria Para o Salvo”, destaca que uma das qualidades do justo é o compromisso com a justiça. Para o salvo, não importa se todos estão fazendo o que é errado, ele permanece firme na Palavra de Deus apesar das circunstâncias (Sl 119.11; Jo 15.10). A inversão de valores que predomina na sociedade tem como finalidade descredibilizar a Palavra de Deus e provar que os seus escritos encontram-se desatualizados. Essa é mais uma marca do relativismo impregnado na cultura atual em que vivemos. Aquele que é salvo e entendeu a relevância do Evangelho, não optará em viver de outra forma a não ser de acordo com os princípios santos da Palavra de Deus.
O segundo tópico, que tem como título “Não se Canse de Fazer o Bem”, ensina que as virtudes refletidas no caráter de nosso Senhor Jesus devem ser imitadas por seus seguidores. Amar o próximo não se trata de uma opção, haja vista que Cristo nos disse: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (Jo 13.34). O novo mandamento reforça a necessidade de amor ao próximo, mas eleva ainda mais o padrão de amor. Diferentemente do que os judeus compreendiam sobre amar o próximo, o amor de nosso Senhor Jesus considera amar até mesmo aqueles que não merecem ou não nos fizeram nenhum bem para que os retribuíssemos. Esse amor incondicional, revelado na pessoa de Jesus, é o amor que não se cansa de fazer o bem, pois o maior abençoado é aquele que o pratica (Lc 6.32-36).
O terceiro tópico tem como título “Deus Tem uma Recompensa Especial Para os Seus Servos.”. Neste tópico, seus alunos aprenderão que Deus não está despercebido quanto a tudo o que acontece sobre a face da terra. Ele conhece todas as coisas em seus mínimos detalhes. A Bíblia diz que “quem é generoso progride na vida” (Pv 11.25). Fazer o bem, apesar de ser um dever para o justo, é seguido também de uma promessa de recompensa. A generosidade é semelhante a uma semeadura, isto é, a semente do bem que plantamos hoje na vida das pessoas, certamente, retornará em formas de bênçãos, pois há uma promessa: “Deem aos outros, e Deus dará a vocês” (Lc 6.38). Portanto, neste tópico, mostre aos seus alunos que vale a pena ser justo e fazer o que é certo, pois mais cedo ou mais tarde colheremos das mãos do Senhor a recompensa em razão de todo o bem que praticamos.
Professor(a), para reforçar o ensinamento da aula desta semana, entregue uma folha de papel A4 aos seus alunos e peça para escreverem alguma experiência em que fizeram o bem e foram recompensados. Ao final, solicite que compartilhem a experiência com a classe a fim de que todos sejam edificados com o testemunho.
Tenha uma excelente aula!