Lição 12 – Na casa do Papai do Céu há alegria
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Mostrar que Jesus nos dá alegria.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Ensinar que precisamos agradecer e celebrar as bençãos de Deus.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “Então ele […] entrou no pátio do Templo […] agradecendo a Deus” (Atos 3.8).
A Paz do Senhor, querida professora! Como tem passado? Compromissos de fim de ano, responsabilidades com a família, casa, igreja, trabalho… Não são poucas as cargas físicas e mentais, especialmente para as mulheres. Momento do ano mais que oportuno para lembrar do que Jesus disse à Marta, incentivando-a a escolher a melhor parte, assim como fez Maria (cf. Lc 10.42).
Veja bem, isso não significa que os seus esforços em inúmeros trabalhos não têm valor para o Senhor. Apenas que o seu coração e intimidade com Ele sempre valerão mais. E, talvez, você esteja levando cargas que nada têm a ver com Jesus, não foi Ele quem te pediu e muito menos te impôs tais atribuições. Portanto, se você estiver se sentindo cansada e sobrecarregada, sob a orientação do Espírito Santo, ore pedindo a sua direção para saber do que deve abrir mão, pois o Senhor tem alívio para sua alma.
“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28 – NTLH).
Saiba que para o Senhor, o seu trabalho, ministério ou qualquer outra coisa que possa ofertá-lo não é mais importante do que VOCÊ mesma! Ou seja, que a sua saúde física, espiritual e emocional estejam bem. Parece clichê ou óbvio, contudo, por vezes, acabamos cuidando de tudo e todos, enquanto deixamos nós mesmas para depois. E, muitas vezes, ainda nos ressentimos quando não nos sentimos cuidadas.
É claro que merecemos e precisamos também do afeto alheio, mas como complemento, jamais como substituto do nosso autocuidado. Lembre-se: o amor a Deus e ao próximo está intimamente atrelado ao amor-próprio. Por isso, mesmo em meio a tantas demandas, cuide-se como prioridade. Você é o templo de adoração ao Senhor e se não estiver bem a adoração a Ele também não estará.
Veja aqui algumas dicas, sobre a sua classe, da professora e comentarista da revista Berçário, Cristiane Alves:
“Próximas à idade de 2 anos as crianças já entendem a importância de seus pais em seu cotidiano. Claro que esse entendimento é proporcional à maturidade dessa faixa etária. Se os pais não estão por perto, o bebê sente muito a sua falta. Alguns podem apresentar ‘ansiedade de separação’. Por isso, compreenda e seja paciente caso alguma criança chore no momento de se despedir dos seus pais na entrada do Berçário. Sempre respeite um tempo necessário da presença deles junto aos bebês enquanto se ambientam para se sentirem seguros na salinha. Mantenha-a sempre atrativa, acolhedora e apropriada para essa faixa etária, pois isso ajudará muito a todos vocês nesse processo”.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula.