Lição 10 – O engano da teologia da prosperidade
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição” (2 Pedro 2.1)
ESBOÇO DA LIÇÃO
- A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
- A AUTORIDADE DO CRENTE
- CRENÇAS E PRÁTICAS
OBJETIVOS
MOSTRAR o que é Teologia da Prosperidade;
COMPREENDER qual é a fonte de autoridade na vida do crente;
APRESENTAR porque as crenças e práticas da Teologia da Prosperidade são equivocadas à luz do Evangelho.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Esperamos que você esteja bem. É uma alegria encontrá-lo(a) nessas linhas, perseverando em seu ministério e buscando aprimorar-se nele a cada dia. Afinal, “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4.18).
Na próxima aula, teremos a oportunidade de tratar um tema de muita relevância com os nossos juvenis. Esforce-se para ler cada sessão em sua revista e em aplicar as dicas de leitura, dinâmicas e subsídios sugeridos, pois todos se complementam em prol de atingir os objetivos propostos, libertando seus alunos do engano e ilusões desse mundo, mesmo àquelas que entram nas igrejas, como é o caso da “teologia” da prosperidade.
Procure esclarecer ao longo de toda a aula as diferenças entre o conceito de prosperidade segundo o mundo, daquela segundo os padrões divinos, que em muito transcende as questões materiais. Como disse o Mestre dos mestres, Jesus Cristo: “que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?” (Mt 16.26).
Que tal deixar essa indagação de Jesus escrita na lousa ou num cartaz em local visível durante toda a aula?
Jesus usava muito a indagação, como um tipo de ferramenta pedagógica, a fim de propor reflexões profundas em seus ouvintes. Não por acaso essa pergunta ecoa com a mesma relevância do que há mais de dois mil anos. Por isso, proponha um breve debate visando ampliar o entendimento sobre esta rica porção bíblica, que norteia toda a temática da aula.
Sobretudo nessa era de Redes Sociais, onde há instigação do desejo e da comparação a todo momento, aproveite o tema dessa aula para refletirem juntos sobre maneiras de atenuarmos esses efeitos danosos das redes em nosso cotidiano. Você pode comentar, inclusive, sobre os casos de influenciadores famosos que, embora muito bem-sucedidos, renunciaram à fama, dinheiro e seguidores para viverem de maneira mais simples e mais atrelada a valores imateriais.
Proponha essa reflexão, esclarecendo que, atualmente, a idolatria é muito mais ligada ao apreço dado a esses bens e ao status mundano do que às imagens de escultura (como nas passagens bíblicas). Por isso, é necessário fazer essa contextualização e constante ajuste nas hierarquias de prioridades em nossos corações.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!