Lição 10 – Ganhando o melhor amigo
Assunto da Lição: Salvação
Para memorizar: “Então Jesus disse: — Hoje a salvação entrou nesta casa […]” (Lucas 19.9a)
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a identificar que Jesus é o melhor amigo que podemos ter e reconhecer que quando nos tornamos amigos de Deus, somos honestos em tudo. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando valores
“A criança é um modelo para nós quando falamos sobre entrar no Reino de Deus, pois assim nos disse Jesus: “Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele” (Mc 10.15). Deus pode trabalhar no coração das crianças. Os assuntos espirituais não requerem um alto nível de habilidades cognitivas, ou grandes conhecimentos, ou qualquer outra coisa que os adultos tenham e as crianças ainda não tenham. Os assuntos espirituais são espirituais.
Algumas crianças do jardim de infância têm uma experiência pessoal com Cristo tão genuína quanto outras mais velhas. Contudo, a maioria delas experimenta a salvação um pouco mais tarde. Isto não impede que cresçam dentro da vontade de Deus. Não devemos vê-las como pecadores, vivendo em degradação, distantes de Deus. As crianças que são muito jovens para aceitar a Cristo também são muito jovens para rejeitá-lo.
O fato de as crianças humanas viverem um período maior de dependência do que os outros animais faz parte do plano de Deus. Nossas crianças demoram mais tempo para amadurecer do que um filhote de qualquer espécie animal. Quando vemos isto como
plano divino, percebemos que elas necessitam destes anos de imaturidade, e devemos tentar aprender o que Deus quer que façamos por elas, durante este período. Sabemos um pouco sobre a importância do amor, segurança, disciplina, cuidados físicos e outras necessidades das crianças nestes anos. Também sabemos que devemos ensinar-lhes a
Palavra de Deus.
Importantes fundações são construídas antes que a criança tenha maturidade para aceitar
a Jesus como Salvador. A criança é capaz de assimilar que existem algumas coisas
que Deus quer que façamos e começar a fazê-las. Por exemplo, podem aprender que
Deus quer que o louvemos e adoremos. E são capazes de louvar e adorar. O louvor das crianças é o mais puro e perfeito. Não sabemos a idade das crianças que louvavam ao Senhor no templo, mas Jesus mencionou naquele momento um versículo do livro de Salmos que se refere às criancinhas e aos bebês que mamam. Nada nas Escrituras nos indica que as crianças que ainda não têm idade suficiente para aceitar a Cristo não agradam a Deus.
A visão de que as crianças pequenas não podem agradar a Deus, sem dúvida, se relaciona com a verdade de que o homem em seu estado natural, de pecado, não pode agradar a Deus, mesmo através de atos que pareçam ser bons. Talvez esta interpretação também se origine do desejo de ensinar às crianças que elas são pecadoras, como uma preparação para a salvação, no tempo devido. Contudo, é o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, conduzindo-o a Cristo. Não são necessários anos e anos dizendo às crianças que elas não podem agradar a Deus se não receberem dEle salvação e vida nova.
A melhor preparação para a salvação é ensiná-las a amar e obedecer a Deus. Quando tiverem idade suficiente para compreender que Deus quer que se arrependam dos seus pecados, recebendo o seu perdão, então, verão que é necessário obedecê-lo nisto
também.
Uma outra questão que preocupa os professores é: quanto da teologia as crianças necessitam compreender para alcançar a salvação? Alguns dizem que ‘Ninguém pode obter salvação se não compreender que Cristo morreu pelos nossos pecados’. Outros, estudiosos do pensamento infantil, retrucam que as crianças não são capazes de compreender a lógica desta afirmação. De acordo com a teoria piagetiana, que é a visão predominante nos dias de hoje, a mente infantil é pré-operacional ou pré-lógica.
A compreensão de que Cristo morreu por nossos pecados exige mais lógica do que nos parece, porque já estamos familiarizados com esta verdade.”
(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 32-34)
Encerramento da aula
Recapitule rapidamente os objetivos da aula. Ore e despeça-se. Converse com os pais ou responsáveis sobre a contribuição da Escola Dominical a respeito de estimular a criança a receber a salvação através de Jesus.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
|
10 minutos |
Assunto da lição |
5 minutos |
Para memorizar |
10 minutos |
História bíblica |
15 minutos |
Fixação do ensino |
15 minutos |
Atividades do aluno |
15 minutos |
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.
Verônica Araujo