Lição 10 – Deus envia o Salvador
OBJETIVO: Que o aluno saiba que Deus não desiste de nós e enviou Jesus para nos salvar da condenação do pecado.
PONTO CENTRAL: Jesus, o Filho de Deus, é a salvação prometida à humanidade desde o Jardim do Éden.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando.” (Zacarias 9.9a).
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Que alegria encontrar você na leitura dessas linhas. Faço uma oração nesse momento por sua vida, família e ministério, pois através deles o Senhor tem abençoado tantos outros. Já pensou sobre isso? Não desanime, pois o Deus que te chamou te capacita a cada dia.
A despeito das dificuldades, frustrações e lutas diárias, anime-se! Deus é contigo e o seu trabalho tem grande valor para Ele. Esforce para oferecê-lo o melhor em seu interior, com a motivação voltada a conquistar o favor de Deus, não a admiração ou validação humanas. Afinal, Jesus continua olhando mais a intenção do coração do que às obras; Ele aprecia a “qualidade” de sua oferta, não a “quantidade” ou aparência social. Lembra da viuvinha? (Mc 12.41-44).
É por resposta ao tão grande amor do Senhor por nós e não por pressão ou obrigação que devemos prosseguir, sempre tentando melhorar.
Estamos vivendo um momento festivo, muito oportuno para a lição dessa semana. Suas crianças certamente já estão animadas para o Natal. Então prepare uma aula mais que especial, decore sua sala/espaço disponível com o tema natalino – de acordo com a a tradição de sua igreja e permissão pastoral. Lembrando que a essência dessa aula e comemoração será completamente focada em nosso Salvador Jesus Cristo, o nosso verdadeiro Natal!
Você pode deixar alguns moldes e enfeites já adiantados, mas conte também com a cooperação e participação dos pequenos para enfeitar a sala. Prepare para esse momento uma trilha sonora animada de acordo com esse tema tão maravilhoso, do nascimento de Jesus. Quem sabe pode ser até mesmo a música da cantata desse ano em sua igreja.
E que tal prepararmos um “amigo-oculto” diferente, divertido e pedagógico?! Procure levar alguns brindes simples (pode ser doces e/ou bombons). É interessante que sejam brindes unissex e diferentes, dentro e fora da embalagem – de acordo com a estimativa do número de alunos, contemplando também possíveis visitantes.
Prepare uma historinha resumida, imaginando como os pastores e reis magos devem ter procurado o caminho até o Salvador. O importante é inserir no texto várias vezes as direções, por exemplo: “Eles devem ter andado muito até chegarem a Jesus; ido para a direita, depois virado a esquerda; dobrado à direita, novamente…”.
Previamente à leitura, peça que os Primários se coloquem lado a lado, em círculo e entregue um brinde para cada um segurar (pode faltar um, mas com a lembrança guardada, escondida). Em seguida, explique que vai ler uma historinha e à medida que eles ouvirem as palavras “DIREITA” e “ESQUERDA”, deverão repassar o que tem em mãos para o amigo que estiver do lado mencionado na leitura, ou seja, passarão para o seu lado direito ou esquerdo, quando ouvirem essas palavras na história.
Tal atividade trabalha foco, atenção, capacidade de coordenar mais de uma informação ao mesmo tempo, além de reforçar a nossa lição e ser muito divertida.
Ao final do texto, você pode colocar o versículo memorizado, reforçando que Jesus é a salvação prometida à humanidade, desde o Jardim do Éden. E que Ele não faz acepção de pessoas, ninguém fica fora do seu amor. A sua salvação está disponível a TODOS os que o aceitarem de todo coração. Assim sendo, pegue e entregue o mimo que ficou faltando para a criança que encerrar a dinâmica de mãos vazias.
Use a criatividade para aplicar a ideia de acordo com o que o Espírito Santo a direcionar para a sua turma.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!