Lição 09 – Consumismo – Minimalismo
Lição 9
CONSUMISMO X MINIMALISMO
“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? […]” (Isaías 55.2)
ESBOÇO DA LIÇÃO
- O CONSUMO EXAGERADO
- O VIRTUAL E O REAL
- MINIMALISMO, UM MODO DE VIDA
OBJETIVOS
CONSCIENTIZAR A RESPEITO DO CONSUMO EXAGERADO;
COMPREENDER A DIFERENÇA ENTRE O REAL E O VIRTUAL;
APRESENTAR O MINIMALISMO COMO UM MODO DE VIDA.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você tem passado?
Nos aproximamos dos últimos dias do ano. Embora saibamos que o nosso Deus não cabe no Chronos ou calendário humano, por vezes nesse período sentimo-nos pressionados, como se tivéssemos poucos dias para consertar, realizar, conquistar todas as metas e pedidos de oração feitos no início do ano.
Se você se sente dessa maneira, imagina os seus juvenis, que se encontram em um momento de grandes desafios, mudanças, escolhas, cobranças, receios e anseios. Por isso, aproveite a ocasião do início do mês de dezembro para bater um papo saudável com eles a respeito das expectativas e pressões (internas e externas) pelas quais passamos. Você pode aproveitar para ler e praticar com a classe a passagem abaixo:
“[…] vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. (1 Pe 5.5-7)
Revisitem alguns pedidos de oração do início do ano, fortalecendo a fé e confiança no Deus todo poderoso que é nosso bom pastor e que nunca nos falta! E, se temos Ele conosco, temos TUDO o que precisamos. Sob essa perspectiva, advinda da tradução literal e correta do Salmos 23, proponha também um momento de oração e entrega, confiança de que o Senhor está sim ouvindo as nossas orações, mas agirá de acordo com o tempo e propósito dEle, que são sempre melhores do que os nossos. Leia com a classe Jeremias 29.11, explicando o seu importante contexto. Mesmo quando não compreendemos, até nas situações adversas, como a do exílio e tristeza do povo de Deus na Babilônia, o Senhor está extraindo algo de precioso para o nosso caráter, vida interior e exterior.
Leia e esforce-se por colocar em prática todo o conteúdo das sessões em sua revista. Há também um rico subsídio extraído da obra Comentário Histórico Cultural do Novo Testamento, que pode edificar também a vida de seus alunos, caso deseje compartilhar.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!