Lição 08 – O mandamento do amor ao próximo
LEITURA BÍBLICA: João 13.34, 35.
A MENSAGEM: “Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus” (1 Jo 4.7).
OBJETIVOS:
APRESENTAR o princípio do amor presente no Antigo e no Novo Testamento;
DEMOSTRAR que o amor cristão deve ser a resposta da Igreja para este mundo tão marcado por maldades;
DESAFIAR os adolescentes a vencerem o mal com o bem.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor!
Nesta aula, seus alunos estudarão sobre um dos temas mais desafiadores para os nossos dias: o amor ao próximo. A sociedade atual tem uma compreensão cada vez mais distorcida do que é amar. Quando não há a alteração desse conceito, surgem novas formas de amar que são completamente opostas aos valores da Palavra de Deus. Nesse contexto, seus alunos precisam aprender com afinco a Palavra de Deus para que tenham boas referências sobre o que significa amar. A partir desse estudo, eles conhecerão o princípio do amor revelado no Antigo e no Novo Testamento; como o amor cristão responde às necessidades da humanidade; e serão encorajados à prática do amor.
Em primeiro lugar é importante destacar que o amor à luz da Palavra de Deus não se trata de um sentimento. Muitas pessoas, pensam em um Cristianismo em que amar significa ter sentimento de querer o bem de outra pessoa. Embora a prática do bem faça parte do amor, expressar sentimentos não é a base do amor cristão. O Senhor Jesus, na ocasião em que esteve com seus discípulos, ensinou que o amor é um mandamento que deveria ser cumprido não na frieza da lei como faziam os escribas e fariseus que eram religiosos (Jo 13.34). Antes, o amor de Cristo, como Ele mesmo demonstrou, é um amor sacrificial, perdoador e longânime até mesmo para com aqueles que não merecem (Lc 23.34).
De acordo com Lawrence O. Richards, “[…] O amor por Deus e pelos outros está presente em toda a revelação do Antigo Testamento! A resposta se encontra na palavra grega usada aqui, kainen. Ela não sugere ‘recente’ ou sequer ‘diferente’. O que ela sugere é que há algo de fresco e novo no amor que Jesus ordena. E, examinado o texto com atenção, podemos perceber o que é! Primeiro, o frescor encontra-se nas novas relações que Jesus cria (Jo 13.34). O Antigo Testamento disse: ‘Amarás o teu próximo’ (Lv 19.18). Jesus estava prestes a estabelecer uma nova comunidade, na qual os crentes seriam irmãos e irmãs — família, não meramente próximos. O amor assume um significado fresco e novo na intimidade que é possível para os membros da família de Deus. Segundo, o frescor se encontra no novo padrão que Jesus aplica. O Antigo Testamento dizia: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Jesus dizia que amassem ‘como eu vos amei a vós’ (Jo 13.34). Assim como o amor de Jesus era autossacrificial e colocava o nosso benefício à frente de seu bem-estar, temos agora a oportunidade de expressar e receber amor verdadeiramente altruísta. O versículo seguinte acrescenta mais uma dimensão ao amor que Jesus ordenava. Há um impacto fresco e novo, no mundo, que é realizado pelo amor de Jesus: ‘Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros’. A prova mais convincente da realidade de Jesus Cristo que podemos apresentar é o nosso amor uns pelos outros. Quando os cristãos se amam mutuamente como Jesus nos ama, todos sabem que nós o seguimos e que Ele vive” (Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 694, 695).
Professor(a), nesta ocasião, compartilhe com seus alunos alguma experiência em que você teve de amar o próximo de acordo com o padrão definido pelo Senhor Jesus. Mostre o benefício trazido pela sua escolha. Explique aos seus alunos que amar como Jesus amou não significa ser passivo e aceitar qualquer maleficio. Mas que, estando em nossas mãos, devemos praticar o que o nosso Senhor ensinou na finalidade de agradá-lo. Você pode permitir também que os seus alunos compartilhem experiências ou exemplos e perguntem sobre circunstâncias em que o amor cristão deve ser praticado e como deve ser praticado.
Tenha uma boa aula!