Lição 08 – Josafá, um rei e temente a Deus
TEXTO BÍBLICO
2 Crônicas 20.1-37
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ressaltar que as vitórias do povo de Deus estão associadas a uma vida de oração.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor Jesus.
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão a história de um rei que fez a diferença para a sua geração. O seu nome era Josafá, um rei justo e temente a Deus que levou a nação de Judá a observar a Lei do Senhor. Nessa época, as nações vizinhas pagavam tributos a Judá que vivia um momento de paz e prosperidade sob a autoridade de um rei que verdadeiramente buscava a Deus. Ele ordenou que todos os altares idólatras fossem removidos de Judá e a adoração fosse prestada somente ao verdadeiro Deus.
Aconteceu que, certa vez, os amonitas e os moabitas se organizaram para pelejar contra Judá (2 Cr 20.1,2). A Bíblia diz que o rei temeu e se pôs a buscar a face de Deus. Então, ele reuniu todo o Judá e apregoou um jejum em toda a nação. Várias pessoas vieram a Jerusalém, à Casa de Deus, para clamarem ao Senhor por socorro. O rei orou diante do povo e Deus respondeu, por intermédio do profeta Jaaziel, dizendo que não precisavam temer, pois aquela peleja não era deles, e sim do Senhor (v. 15).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, o exemplo de Josafá mostra que vale a pena servir ao Senhor. Este rei decidiu fazer a diferença para sua geração e ordenou que a Lei do Senhor fosse priorizada em toda a nação (2 Cr 17.9). Explique aos seus alunos que, à medida que observamos a Palavra de Deus, aumenta o nosso entendimento sobre a vontade dEle para nossas vidas. O rei alcançou vitória porque temeu ao Senhor. A Bíblia ressalta que “O temor ao Senhor é uma fonte de vida e ajuda a evitar as armadilhas da morte” (Pv 14.27). Deus livra os seus servos que são tementes a Ele.
Outro ensinamento fundamental apresentado nesta lição e que deve ser ensinado aos seus alunos diz respeito à oração. O rei se posicionou diante do Senhor para orar e convocou toda a nação de Judá a fazer o mesmo (2 Cr 20.3). Quando assumimos uma posição espiritual diante do Senhor e influenciamos as pessoas que estão ao nosso redor a fazer o mesmo, Deus opera poderosamente a nosso favor. Muitos livramentos foram realizados por Deus em favor de famílias, povos e nações por causa da atitude de apenas uma pessoa. Que possamos confiar em Deus e interceder em favor das nossas famílias, igrejas e irmãos. A Bíblia afirma que a oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição desta semana, organize com seus alunos um momento de oração. Confeccione cartões em formato retangular e entregue aos seus alunos. Com a canetinha colorida, eles deverão escrever um motivo de oração em seus cartões. Em seguida, peça aos alunos para trocarem os cartões entre eles e cada aluno deverá levantar o cartão ao alto e interceder pelo respectivo pedido. Incentive-os a praticarem a oração e a fazerem dela um hábito diário.
Que Deus abençoe a sua aula!