Lição 08 – Uma visão bíblica sobre o corpo
“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, provenientes de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6.19)
ESBOÇO DA LIÇÃO
- CRIADOS COM PROPÓSITO
- DEUS SÓ QUER O CORAÇÃO?
- O CUIDADO COM O CORPO
OBJETIVOS
SABER que os seres humanos foram criados com um propósito;
COMPREENDER que a constituição humana é corpo, alma e espírito;
PECEBER a necessidade de cuidar do corpo, templo do Espírito Santo.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Como já dissemos aqui e terá tudo a ver com a nossa próxima aula, em meio à correria das muitas atribuições, não podemos nos esquecer de nós mesmos; de fazer uma autoanálise sobre a nossa saúde física, mental/emocional e espiritual. Afinal, você (em sua tricotomia – corpo, alma e espírito) é Templo do Espírito Santo de Deus, de quem recebemos a honra e o dever de zelar.
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23).
Por muito tempo, e ainda hoje para muitos cristãos, permeia o pensamento equivocado de que se cuidar, valorizar, buscar um tratamento médico, por exemplo — seja para tratar uma questão da saúde física ou mental —, seria errado, vaidade, egoísmo, falta de fé ou mesmo não colocar o Reino de Deus em primeiro lugar. Contudo, VOCÊ é o Reino e Templo de Deus. Em toda sua complexidade e inteireza, portanto, seu corpo, sua alma e seu espírito necessitam de igual cuidado.
Felizmente, à medida que o conhecimento avança e se propaga, essa interpretação errônea vai sendo desmistificada. Mas ainda recebemos relatos sobre irmãos que faleceram por se recusarem a tomar um medicamento, por exemplo, chamando essa negligência de fé. Outros, perecem por não aceitarem que necessitam de ajuda psicológica ou que precisam se exercitar em alguma academia. Alguns associam andar descuidado na aparência com simplicidade. Claro, tudo necessita de equilíbrio, mas é importante ter bem definido que vaidade vai muito além do que pode ser visto pelo olhar humano, trata-se muito mais da motivação do coração.
Sobretudo, na faixa etária de seus juvenis, o suicídio devido à depressão tem números altos no Brasil. Inclusive, entre cristãos. Por isso, precisamos tratar o tema da próxima aula com muita sabedoria do Alto, lembrando de abranger não apenas a santificação necessária para o corpo físico, como também a necessidade da alma de autoestima. Explique que o autocuidado necessita ser completo!
Sabemos que o fenômeno das Redes Sociais hoje é estudado e sabe-se ser a causa de vários transtornos, comparações que provocam inveja, autodesvalorização, cobiças perversas e, especialmente na faixa etária de seus alunos, causam muitas disformias (distorção da própria imagem), transtornos alimentares, além de ansiedade e depressão.
Portanto, esteja atento e procure trazer esses temas também para um papo sincero e acolhedor em sala de aula. Explique que se amar, ter uma visão compassiva e generosa de si mesmo e da própria imagem refletida no espelho; buscar autoaceitação e expansão de consciência; construir em si valores bíblicos e éticos que transcendam as coisas efêmeras e vazias desse mundo capitalista também é imprescindível como cuidado do templo do Espírito Santo que nós somos.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!