Lição 06 – Quando a ciência se opõe à fé cristã
“[…] e a ciência se multiplicará” (Daniel 12.4b)
ESBOÇO DA LIÇÃO
- A VERDADEIRA CIÊNCIA
- A CIÊNCIA QUE SE OPÕE À FÉ
- BUSCANDO O EQUILÍBRIO
OBJETIVOS
ENFATIZAR que a Bíblia deve estar enraizada em nosso coração;
IDENTIFICAR os males do ateísmo;
MOSTRAR a necessidade de se buscar o equilíbrio entre a ciência e a fé.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Em meio à correria de nossas muitas atribuições, não podemos nos esquecer de nós mesmos; de fazer uma autoanálise sobre a nossa saúde física, mental/emocional e espiritual. Afinal, você (em sua tricotomia – corpo, alma e espírito) é Templo do Espírito Santo de Deus, de quem recebemos a honra e o dever de zelar.
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23).
Por muito tempo, e ainda hoje para muitos cristãos, permeia o pensamento equivocado de que se cuidar, valorizar, buscar um médico — seja para tratar uma questão da saúde física ou mental —, seria errado, egoísmo ou não colocar o Reino de Deus em primeiro lugar.
Felizmente, à medida que o conhecimento avança e se propaga, essa interpretação errônea vai sendo desmistificada. Mas ainda recebemos relatos sobre irmãos que faleceram por não tomarem o remédio para hipertensão, por exemplo, chamando essa negligência de fé. Outros, perecem por não aceitarem que necessitam de ajuda psicológica.
Sobretudo, na faixa etária de seus juvenis, o suicídio devido à depressão tem números altos no Brasil. Inclusive, entre cristãos. Por isso, precisamos tratar o tema da próxima aula com muita responsabilidade, temor e sabedoria do Alto.
Esteja atento e faça-se um disseminador da verdade, pois Jesus Cristo é a verdade e sim, Ele é o mesmo, pode curar miraculosamente todas as nossas enfermidades (Is 53.4). Entretanto, Ele também é soberano e pode decidir não curar, permitir que convivamos com essa limitação, usando-a para nos tornar mais humildes e dependentes de sua graça.
Lembremo-nos do caso do grande apóstolo Paulo, a quem Deus respondeu “não” para a retirada do “espinho na carne”. Embora não esteja claro do que realmente se tratava tal “mensageiro de Satanás”, como o próprio apóstolo apelida, e seja motivo de muito debate e conjectura teológica, se seria uma enfermidade física, uma questão emocional, um perseguidor, uma inclinação da carne… Enfim, uma coisa é bastante clara e consensual: Deus, às vezes, responde “NÃO” às nossas orações. Porém, com um propósito, de paz e não de mal. Assim, amadurecemos e nos aprofundamos ainda mais na experiência de sua graça e desenvolvemos ainda mais a genuína fé.
Como Paulo disse: “[…] três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim (tal espinho). E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (2 Co 12.8-10).
Nos estendemos neste assunto tão importante aqui para encorajá-lo ao autocuidado, recorrendo à ciência humana quando necessário. Assim como para que você esteja atento aos seus alunos, também sobre esse aspecto, já que, na próxima aula, vamos falar sobre CIÊNCIA e infelizmente ainda há muitos equívocos no meio cristão quanto a este assunto. Portanto, dedique-se ao preparo dessa aula com muito cuidado, sobretudo, quanto àqueles que ainda pensam que fé é não tomar o medicamento ou procurar ajuda médica quando necessário — o que além de perigoso é um testemunho ruim para os que ainda não conhecem a Cristo.
Peça para que o Espírito Santo ilumine o vosso entendimento, usando a sua vida com poder e graça a fim de que a verdade sobre a genuína fé seja fincada em cada coração. Precisamos de fé para pedir o milagre, mas ela também é fortalecida quando o milagre não vem. Ou mesmo, quando não vem da maneira que ansiávamos. Às vezes, ele vem por meio da ciência médica e não é menos divino por isso, já que todo conhecimento e capacidade cognitiva humana provém do Senhor, que é a própria sabedoria.
“Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento” (Pv 2.6).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!