Lição 05 – Amigos de Deus são inimigos do pecado
OBJETIVO: Que o aluno saiba que Deus é um amigo fiel e que, para sermos amigos de Deus, precisamos ser inimigos do pecado.
PONTO CENTRAL: Deus nos ama e quer ser o nosso melhor amigo.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele […]” (2 Coríntios 5.18).
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como vai a sua amizade com o Deus Salvador? Não podemos ensinar sobre o que não vivemos. Se a sua comunhão com Cristo se limita a ritos na igreja; orações e leituras bíblicas mecânicas; se você tem sentido o Criador severo e distante –, como os seus alunos crerão no que diz, quando os transmitir o ponto central desta lição? E quanto ao seu testemunho, você tem sido inimigo(a) do pecado?
É muito importante frisar que a inimizade contra os pecadores também é pecado. É preciso explicar isso aos pequeninos, já que na prática até os adultos confundem. Mas ao observarmos o comportamento de Jesus, narrado nos Evangelhos, percebemos um aparente paradoxo: Ele combatia o pecado, mas acolhia e era até mesmo amigo do pecador.
Embora Jesus andasse cercado por pessoas consideradas pecadoras de má fama, o seu proceder foi impecável, mostrando-nos que é possível estar no mundo, sem nos contaminarmos com o mal que há nele.
Após narrar a história bíblica e aplicar todo o conteúdo pedagógico de sua revista, promova uma rápida brincadeira a fim de conhecer o que os seus Primários entendem por pecado, assim como ampliar o conhecimento moral e senso de ética cristã deles.
Escreva na lousa, quadro ou cartaz que fique em evidência, onde todos possam ler. Escreva dois títulos, um ao lado do outro, separado por uma linha divisória: “Amigos de Deus” e “Amigos do pecado”.
Em seguida, peça que os próprios Primários escrevam em tirinhas de papel, separadamente, atitudes que consideram aumentar sua a amizade com Deus, deixando-o feliz; e atitudes que os afastam do Senhor. (As crianças ainda em processo de alfabetização podem ditar para que você escreva). Assim, as situações analisadas serão ainda mais centradas na realidade e faixa etária de seus alunos.
Nenhum outro professor, por mais especializado academicamente que seja, conhece melhor os seus alunos do que você. Por isso, aproveite a brincadeira também para inserir sugestões com base nas peculiaridades e necessidades específicas a serem trabalhadas em sua classe. Por exemplo: se tem observado muitas brigas por não querer compartilhar; ou por ciúmes; mentiras etc. aproveite a oportunidade, colocando-as no sorteio a fim de tratar tais comportamentos.
Em seguida, misture as tirinhas e peça que um aluno voluntário por vez sorteie e analise se tal ação os aproxima ou os afasta de Deus, colando-a no quadro, no local adequado. Você pode usar fita dupla face ou fita adesiva comum, dobrada para fixar.
Reforce que se quisermos ser amigos de Deus, precisamos ser como Abraão, andar em obediência a Ele, fazendo o bem e evitando praticar o que é errado.
Além de todo conteúdo presente em sua revista, deixamos abaixo um trecho da obra “Como Ensinar Crianças do Primário”, para ajudá-la a dar aulas ainda mais abençoadoras e eficazes.
Ninguém fala firmemente sobre o desenvolvimento moral, em nossos dias, sem mencionar o nome de Kohlberg. Lawrence Kohlberg identificou os “estágios” e níveis do método Piaget como raciocínio moral. Eis aqui uma breve descrição dos quatro níveis e dos estágios em cada um deles.
Nível Pré-moral. Estágio 0: Até a fase em que começa engatinhar, a criança não é capaz de entender ou raciocinar sobre todos os assuntos morais. Ela ainda não faz ideia do que é ter obrigações para com os outros, nem sobre o que é autoridade. Para ela, o bom é o que é agradável, e o mau, o que causa dor. Ela faz o quer ou pode fazer.
Nível Pré-convencional. A criança que recebe disciplina cresce de modo a ser sensível à maneira como sua sociedade rotula o bom e o mau, o certo e o errado. Mostra-se sensível em razão das consequências para si própria. Estágio 1: Neste primeiro estágio, a criança é guiada pela punição ou recompensa. Ela acata a autoridade ou poder não porque tenha respeito, mas porque é “bom” evitar a punição. Estágio 2: Neste estágio, a criança é guiada pela satisfação. Este estágio é caracterizado pelo dizer: “Você é bom para mim e eu vou ser bom para você”. Muitas crianças do primário estão nos Estágios 1 ou 2 do Nível Pré-convencional.
[…] O professor cristão necessita colocar Deus em todo ensinamento do raciocínio moral. No Estágio 1, onde a criança é guiada pelas consequências da punição ou recompensa, é inteiramente apropriado ensinar que Deus pune o pecado e retribui o que é bom. Muitas histórias da Bíblia mostram isto de forma clara e concretamente. (BEECHICK, Ruth. Como ensinar Crianças do Primário. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp. 13- 16).
O Senhor Jesus abençoe você e sua classe. Ótima aula!