Lição 05 – O Papai do Céu alimenta o seu amigo
Assunto da Lição: Provisão
Para memorizar: “[Deus] pode fazer muito mais do que nós pedimos […]” (Efésios 3.20b)
Orientações Iniciais
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a entender que mesmo em tempo de escassez, Deus não deixa faltar alimento na nossa mesa; e crer que o Papai do Céu nos dará o que precisarmos. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando a história
“Livros de imagens, histórias e versos podem ser o início da apresentação da Bíblia como arte. As crianças devem ser apresentadas à Bíblia deste modo, ainda bem cedo. Um professor de literatura, ao escrever acerca da Bíblia numa perspectiva secular disse:
‘… a Bíblia estabelece a base do ensino da literatura. Deveria ser ensinada tão cedo e tão constantemente que se instalaria no profundo da mente, de forma que todo o conhecimento que fosse adquirido mais tarde se estabeleceria sobre ela. Estou ciente de que esta é uma afirmação polêmica, que pode ser mal interpretada de muitas maneiras. Então, por favor, lembrem-se de que falo sobre o ensino da literatura como crítico literário. Existem ainda outras razões secundárias para que a Bíblia seja ensinada como literatura: o fato de que é infinitamente citada e usada como referência, as frases e cadências da versão King James foram escritas do modo exato como pensamos e está repleta das melhores e mais conhecidas histórias, e assim por diante. Sua importância também se deve a outras diferentes razões — morais e religiosas. E por fim, o que há de mais importante na estrutura e organização geral da Bíblia: o fato de que ela é uma narrativa contínua, iniciando com a Criação e terminando com o Julgamento Final, com uma visão geral de toda a história da humanidade… entre os dois eventos.” (Frye, Northrop, The Educated Imagination ‘A Imaginação Educada’. Editora da Universidade de Indiana, 1974.)’
Se este é o padrão de vida intelectual não cristã, muito mais deveria ser para os cristãos. Nossas crianças precisam das histórias bíblicas para alimentar seu espírito, desenvolver seu caráter e estabelecer a fundação que favorecerá um desenvolvimento intelectual adequado.”
(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e Educando Crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 40)
Encerramento da aula
Recapitule rapidamente os objetivos da aula. Ore e despeça-se. Converse com os pais ou responsáveis sobre a contribuição da Escola Dominical a respeito do Papai do Céu suprir as nossas necessidades alimentares. Orientando-os para que sempre orem com seus filhos, e estimulando-os a agradecer pelo alimento e ajudar as pessoas com alguma necessidade de alimentos.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
|
10 minutos |
Assunto da lição |
5 minutos |
Para memorizar |
10 minutos |
História bíblica |
15 minutos |
Fixação do ensino |
15 minutos |
Atividades do aluno |
15 minutos |
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.