Lição 04 – O pecado destrói o mundo, mas Deus deseja salva-lo
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Quem semeia a maldade colhe a desgraça e será castigado pelo seu próprio ódio” (Provérbios 22.8).
OBJETIVO
Que o aluno compreenda que o pecado trouxe a maldade aos corações humanos e por isso sofremos as consequências.
PONTO CENTRAL
A maldade destrói a nossa comunhão com Deus.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Você já imaginou como estava o mundo na época de Noé? Como seria viver cercado de violência, pecado e maldade? Soa familiar, não é mesmo?
A Bíblia diz que “quando o Senhor viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas, ficou muito triste […]” (Gn 6.5 – NTLH). Lendo a descrição bíblica, não vemos muita diferença de como o mundo está agora. O que seria de nós, portanto, sem a Aliança de Deus com a humanidade? O que seria de nós sem a sua graça prometida e cumprida em Cristo?
Por mais que nos sintamos cristãos corretos e pessoas mais justas do que outros pecadores, que estão fora da igreja, por exemplo, TODOS nós pecamos e fomos destituídos da glória de Deus, necessitando igualmente do favor imerecido de Cristo (cf. Rm 3.23). É o que une a todos nós.
Será que temos evangelizado com esta consciência? Será que temos feito tudo ao nosso alcance para anunciar a Salvação aos perdidos, como nós já estivemos? Será que não temos nos acomodado, protegidos em nossas “arcas/igrejas”, enquanto o mundo perece, afogado em pecado?
A nossa oração é para que o Espírito Santo avive a sua bondade e seu amor nos corações de seus filhos, pois apenas isso é capaz de vencer a malignidade mundana em nosso dia a dia, sem nos contaminarmos com ela.
Sob esta perspectiva, além de todo o conteúdo programático em sua revista, promova uma atividade com os Primários a fim de fixar essa importante lição.
Distribua material de pintura e uma folha em branco para cada um, com o título: “SÓ O AMOR DE JESUS PODE SALVAR O MUNDO!” Peça que, abaixo do título, desenhem o mundo que desejam ver, sem maldade, violência, destruição da natureza, fome, miséria…
Incentive-os e ajude aos que ainda não são alfabetizados a escreverem algumas palavras sobre o que podem semear de bom no mundo. Frise que Deus espera que sejamos nós a semear o seu amor e bondade por onde quer que formos.
Ao final da aula, ore por esses desenhos e peça que o Espírito Santo nos ajude a criar a realidade que Ele deseja ver, que Ele nos faça seus agentes de transformação no mundo. Que sejamos luz onde houver trevas; esperança onde houver desespero e onde houver ódio e violência que levemos o poderoso amor do nosso Salvador!
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!