Lição 03 – Roboão divide o reino
TEXTO BÍBLICO
1 Reis 12.1-24
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ressaltar a falta de sabedoria de Roboão e as consequências das suas escolhas.
Caro(a) professor(a), a paz do Senhor Jesus. Nesta lição, veremos como foi o reinado de Roboão, o filho de Salomão que assumiu o trono de Israel em seu lugar. A Bíblia destaca que Roboão foi um rei que no lugar de seguir o conselho dos anciãos de Israel, preferiu ouvir o conselho dos jovens que haviam crescido com ele. O resultado foi a decadência da sua liderança e a divisão do reino (1 Rs 12.15,16). Essa atitude de Roboão trouxe graves consequências para os israelitas que sofreram muito com o reino dividido.
Roboão foi um jovem privilegiado, haja vista que herdou das mãos de seu pai uma grande quantidade de riquezas e o prestígio de ser neto do maior rei da história de Israel. Tudo o que ele deveria fazer era dar continuidade à liderança de seus antecessores e zelar para que a adoração a Deus fosse preservada em Israel. Contudo, não foi isso que aconteceu, pois Roboão se mostrou um rei fraco, impotente e sem autoridade. A ausência de uma liderança firme e que não se deixa levar pelas circunstâncias era importante para a manutenção do reino.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar vale destacar o comportamento de Roboão com relação ao conselho dos mais experientes. Os anciãos de Israel eram conselheiros do rei, eles conheciam bem a realidade da nação, tinham experiência de sobra para aconselhar Roboão a tomar as melhores decisões. Esse apoio era extremamente necessário, haja vista que, por ser muito jovem, o filho do rei precisava estar cercado de pessoas que mostrassem apoio ao seu reinado. Entretanto, ele rejeitou esse apoio e foi procurar os mais jovens (v. 8). Aprendemos com o seu exemplo que não podemos abandonar o conselho dos mais experientes. Por mais que estes não pareçam ser os melhores conselhos, vale a pena ouvir cuidadosamente as suas palavras. Deus usa pessoas experientes para nos ajudar a fazer as melhores escolhas.
Outra lição que deve ser ensinada aos seus alunos diz respeito à qualidade da liderança de Roboão. Quem não aprende a obedecer não pode exercer um cargo de liderança, pois aquele que lidera deve ser exemplo para os demais. Ensine os seus alunos a dedicarem suas vidas a serem obedientes aos pais, aos professores e a respeitarem os amigos (Ef 6.1-3). Fazendo assim, eles desfrutarão de paz e harmonia com todos e, certamente, se tornarão excelentes líderes.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição desta semana, realize uma dinâmica com a classe. Organize os alunos em círculo e de mãos dadas virados de costas para o centro do círculo. Eles deverão descobrir uma forma de organizar o grupo de modo que todos estejam virados de frente uns para os outros sem soltarem as mãos. Explique que isso é possível e existe uma forma de organizar os alunos de modo que o objetivo seja alcançado. Essa atividade fará com que os que são líderes se manifestem. E lembre-os que eles precisam uns dos outros para descobrir a solução.
Tenha uma ótima aula!