Lição 03 – Cuidando-se por inteiro
LEITURA BÍBLICA: 1 Tessalonicenses 5.23, 24; 3 João 2.
A MENSAGEM: “Cuide de você e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam” (1 Timoteo 4.6).
OBJETIVOS:
REFLETIR sobre o cuidado com a saúde;
COMPREENDER o que são doenças emocionais;
ENTENDER que Deus cura qualquer enfermidade.
A Paz do Senhor, amigo(a) professor(a)!
A lição desta semana aborda um assunto que é de fundamental importância para o bem-estar físico, emocional e espiritual de seus alunos. Nesta lição, estudaremos sobre o cuidado consigo mesmo. Seus alunos estão atravessando por uma etapa da adolescência que é marcada por muitas transformações. Além do amadurecimento psicossocial e físico, há mudanças também na forma de comunicação e no nível de responsabilidades que eles assumirão de agora em diante. A velocidade com que essas transformações ocorrem na vida de um adolescente nem sempre respeita o amadurecimento deles para lidar com os novos desafios. Por esse motivo, adolescentes precisam ser acolhidos e acompanhados de perto.
Não é novidade que há um número crescente de adolescentes que estão enfrentando depressão, complexo de inferioridade, autoestima baixa e toda a sorte de problemas emocionais. Isso tem explicação no estilo de vida que a nossa sociedade vive, num ritmo acelerado e de relações muito frágeis. As pessoas não se respeitam ou não demostram empatia pela dor de seu semelhante. Diga-se de passagem, é o cumprimento da Palavra de Deus, haja vista o Senhor Jesus ter dito que no fim dos tempos o amor se esfriaria (Mt 24.10, 12). Esse processo contínuo é marcado por disputas e violências que podem ser físicas ou psicológicas (Bulliyng, por exemplo). É nesse contexto que o adolescente está inserido e precisa aprender a lidar para suportar as adversidades.
Uma das mensagens mais específicas da Bíblia concernente aos adolescentes e jovens encontra-se na Primeira Carta de Pedro (5.7) que exorta a lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade, pois Ele tem cuidado de nós. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global, editada pela CPAD, “O fato de que Deus se interessa profundamente pelas dificuldades de cada um dos seus filhos é uma verdade enfatizada por toda a sua Palavra (Sl 27.10; 37.5; 40.47; 55.22; Mt 6.25-34; 10.29-31; 11.28-30; Fp 4.6). Em um sentido muito real, a preocupação é o oposto da fé. Também se poderia dizer que preocupar-se é assumir a responsabilidade por algo que Deus nunca prometeu, ou lidar com a situação de uma maneira diferente da que Ele tencionava — sem confiar nele e sem seguir a sua orientação. Você deve tomar continuamente a decisão de entregar todos os seus medos, ansiedades e preocupações a Deus e confiá-los completamente a Ele (cf. Sl 55.22; Lc 12.11, 12).
Partindo desse conselho, converse com seus alunos sobre a saúde emocional. Peça que compartilhem o que mais impacta suas vidas, bem como o que mais lhes desperta a ansiedade. Mostre-lhes que o exercício da fé é uma ferramenta fundamental para lidarmos com a ansiedade e com as pressões da vida. Ao final, ore com a sua classe, pedindo ao Senhor que ajude os seus alunos a desenvolverem o domínio próprio sobre a ansiedade.
Tenha uma excelente aula!