Lição 2 – O primeiro pecado
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Desde que Deus criou o mundo, […] o seu poder eterno e a sua natureza divina têm sido vistas claramente.” (Romanos 1.20a)
OBJETIVO
Mostrar às crianças que o pecado nos afasta de Deus e nos impede de desfrutar das maravilhas que Ele tem para nós.
PONTO CENTRAL
A desobediência nos afasta de Deus e gera a morte.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Como estão as suas crianças? Somos seres integrais, portanto, as questões emocionais naturalmente influenciam na aprendizagem e no comportamento da criança também em classe.
Esteja atenta aos seus alunos, conheça-os, conecte-se a eles. Muitos poderão não se lembrar de todas as histórias que você contou ou de todas as lições bíblicas que você ensinou, mas certamente se lembrarão do seu amor e dedicação a Deus e a eles. Este exemplo é poderoso e prega mais do que mil palavras.
Toda criança tem o seu ritmo cognitivo próprio, e isso precisa ser respeitado. Contudo, em sua revista você encontra ferramentas e estratégias pedagógicas que visam viabilizar e potencializar o aprendizado de todos em classe. Caso perceba algum aluno com maior dificuldade, estimule-o. Incentive toda a classe a ajudarem uns aos outros. Coloque desta maneira a fim de não rotular ninguém e gerar um ambiente de aprendizagem acolhedor e seguro em sua sala de aula.
Um professor dedicado trabalha também o ambiente do ensino, tanto no sentido físico, decorando-o adequadamente, quanto no sentido emocional, simbólico, possibilitando uma atmosfera de cooperação e crescimento mútuo. Sentir-se bem em classe é um grande facilitador no procedo de ensino-aprendizagem.
A Palavra de Deus é rica e nos inspira ideias magníficas. Toda história precisa de cor e de movimento. Sendo assim, use a criatividade que Deus te deu e seja um canal de bênçãos para os seus pequeninos.
Na idade de seus primários o caráter está sendo formado, definido. E juntamente com isso a capacidade de controlar seus impulsos, de fazer boas escolhas, de pensar não apenas em si, mas também no outro etc.
As crianças nesta faixa etária estão desenvolvendo a capacidade intelectual e emocional de lidarem com a impulsividade e o egoísmo, inerente a todo ser humano e ainda mais latente na fase da infância.
Por isso, esta é uma lição muito importante. Contextualize o conceito de pecado aplicando-o a situações do dia a dia deles, com exemplos práticos de suas rotinas.
Após contar a história e aplicar todas as propostas sugeridas na sua revista, faça uma brincadeira para ilustrar e melhor ficar as lições aprendidas até aqui. Você vai precisar apenas de folhas de papel A4 e giz de cera colorido.
Distribua o material para a classe e peça que na folha em branco escrevam, rabisquem, desenhem, amassem, dobrem, façam tudo o que quiserem, mas em apenas 20 segundos. Ao final, diga que lhes dará mais 20 segundos para que deixem a folha exatamente como era antes: branca dos dois lados, sem nenhum amassado, perfeita!
Evidentemente, é impossível e quando eles lhes responderem isso, explique: aquilo que escrevemos e fizemos com a folha simboliza as palavras que dizemos e as atitudes que temos na vida. Uma vez ditas/feitas, não podemos mais apagar o efeito delas. A folha pode ser como fica o coração de Deus e das pessoas que amamos diante do que escolhemos fazer. Por isso, precisamos ter muito cuidado com tudo o que falamos e fazemos, para não “amassar”, magoar o coração do Senhor e daqueles que nos cercam.
Em seguida, com a lição aprendida, distribua novas folhas com o título: “Que as palavras da minha boca e o meditar do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor” (Salmos 19.14). Peça que eles leiam juntos este versículo e dessa vez só escrevam, desenhem e façam o que há de melhor, com todo cuidado e capricho.
O Senhor Jesus abençoe você e sua classe. Ótima aula!