Lição 1 – O bom conselho dos pais
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 1.8, 9; 4.1; 6.20.
Tópicos da Lição:
1. DIZEM: “SE CONSELHO FOSSE BOM…”
2. MEUS PAIS SABEM O QUE É MELHOR PARA MIM!
3. HONRAR OS PAIS É UMA QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA A DEUS
Prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Estamos iniciando um novo trimestre de estudo com a revista Lições Bíblicas Pré-adolescentes. Neste novo trimestre, seus alunos aprenderão sobre os “Sábios Conselhos de Provérbios”. Deus usou o rei Salomão para escrever muitos provérbios que trazem importantes lições para os seus alunos. Nesta primeira lição do trimestre que tem como título “O Bom Conselho dos Pais” o objetivo é destacar, a partir do livro de Provérbios, a importância de se receber o aconselhamento dos pais para a tomada de decisões na vida.
É imprescindível que seus alunos compreendam que o conselho dado pelos nossos pais e responsáveis revela a preocupação deles em relação ao nosso futuro. Nenhum pai que ama o seu filho dará um conselho para o mal, e sim um conselho bom porque pensa em seu melhor. O pai que ama e se importa com o seu filho, deseja que ele acerte nas escolhas e não cometa os mesmos erros cometidos por seus pais anteriormente. O livro de Provérbios atenta especificamente para esse tema e, por esse motivo, será a base desta lição (Pv 1.8,9).
Para que os seus alunos compreendam melhor sobre a importância dos Bons Conselhos, a lição destaca três tópicos que abordam como eles devem proceder:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Dizem: ‘Se Conselho Fosse Bom…’” tem como objetivo reconhecer que os melhores conselhos são baseados na Bíblia, a infalível, inerrante e inspirada Palavra de Deus (Sl 19.7,8). Ouvir conselho é fundamental para a vida, haja vista que não nascemos dotados de conhecimento. Por essa razão, Deus estabeleceu o princípio da aprendizagem conforme atravessamos as etapas da vida. No livro de Eclesiastes, o próprio Salomão ensina que “Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião” (Ec 3.1). Na fase de vida que seus alunos estão vivendo é importante que entendam que o bom conselho não se encontra em qualquer lugar nem em qualquer pessoa. Afinal, a fonte da verdadeira sabedoria é Deus (Tg 13-17). Logo, enfatize aos seus alunos acerca da importância de filtrarem os conselhos que chegam até eles e avaliarem se estes, de fato, procedem de Deus ou não.
O segundo tópico, que tem como título “Meus Pais Sabem o Que é Melhor Para Mim!” destaca que os pais são instrumentos de Deus para aconselharem seus filhos. Deus é quem capacita os pais e conselheiros com os melhores conselhos. Do Senhor provem a sabedoria e o conhecimento (Pv 2.6,7). Os pais são ótimos conselheiros porque possuem a experiência de vida e já enfrentaram muitos problemas, bem como já fizeram escolhas certas e erradas. Por essa razão, aconselham seus filhos para que eles não cometam os mesmos erros. Além deles, há irmãos da igreja que se tornam excelentes conselheiros. Explique aos seus alunos que essas pessoas podem ser o líder do departamento, algum irmão do grupo de varões ou irmã do grupo de senhoras, bem como algum ministro, inclusive, o próprio pastor da igreja. Deus usa o conhecimento e a sabedoria adquiridos pelos mais experientes (Jó 12.12).
O terceiro tópico tem como título “Honrar os Pais é Uma Questão de Obediência a Deus” ressalta que a obediência aos pais é também uma forma de honrar a Deus, haja vista que eles são a primeira autoridade que somos ensinados a obedecer a partir da infância (Ef 6.1-3). O aconselhamento é uma atitude amorosa dos pais. Eles aconselham porque, de fato, se importam com o futuro e com as decisões de seus filhos. A obediência, o respeito e a consideração são atitudes que identificam o valor que os filhos transmitem aos pais. Quem não aprende a se comportar dessa forma em relação aos seus pais e conselheiros terrenos, os quais, está vendo, como poderá dizer que ama e honra a Deus que não está vendo? (1 Jo 4.20).
Professor(a), para que seus alunos compreendam e guardem os ensinamentos expostos nesta lição, faça uma roda de conversa com eles e liste no quadro os comportamentos que identificam o que significa honrar os pais. Peça que expressem quais os conselhos dos pais que mais contariam suas vontades. Ao final, explique que, muitas vezes, os melhores conselhos são justamente aqueles que contrariam a forma como pensamos ser a decisão correta. Mas Deus nos ensina em sua Palavra que precisamos valorizar a repreensão do Senhor para que alcancemos ótimos resultados (Hb 12.5,6).
Tenha uma ótima aula e um excelente trimestre!