Lição 1 – Davi, o rei amado
TEXTO BÍBLICO
1 Samuel 16.1-13; 2 Samuel 5.1-5
OBJETIVO DA LIÇÃO
Destacar a história de Davi e a forma maravilhosa como Deus o constituiu rei de Israel.
A Paz do Senhor, prezado(a) professor(a).
Chegamos ao final do primeiro Ano de estudos com a revista Lições Bíblicas Juniores. Estamos iniciando o 4º trimestre. Dessa vez, o assunto que seus alunos estudarão é sobre a história dos reis de Israel e de Judá. A partir de um estudo expositivo das histórias bíblicas, seus alunos aprenderão importantes lições. E, para iniciarmos o trimestre, a lição desta semana é sobre a vida do rei Davi que, ainda jovem, foi chamado pelo Senhor para ser o instrumento de Deus que livraria os israelitas das mãos dos filisteus (1 Sm 16.1-13).
A mudança de sistema governamental trouxe alguns benefícios para a nação de Israel, mas também alguns problemas. Enquanto o povo tinha a Samuel para guiá-los conforme a vontade do Senhor, Deus mostrava diretamente para eles qual direção seguir e como deveriam se comportar como nação. Infelizmente, Israel rejeitou o seu líder porque queria ser como as outras nações, ou seja, tendo um rei para governá-los. Deus tinha o propósito de levantar um rei para Israel, porém a forma como isso aconteceria estava determinado para o tempo certo. Infelizmente, o povo não soube esperar e muitos problemas surgiram com Saul, que foi ungido como o primeiro rei de Israel (1 Sm 10.1).
Após Deus ungir Davi, a promessa do Senhor de fazê-lo rei sobre toda a nação ainda levou um bom tempo para se cumprir. Nesse intervalo, muitos fatos marcaram a história do ungido do Senhor. Ele enfrentou o descrédito de seus próprios familiares (1 Sm 16.7, 11; 17.28, 29); prontificou-se a lutar e derrotou um gigante, mesmo sem ter experiência em guerras; assumiu lugar de destaque no exército de Saul (17.34-37); foi perseguido pelo rei (18.14-21); venceu grandes batalhas em nome da nação de Israel (2 Sm 8); e, sobretudo, era conhecido como o maior escritor de Salmos da história da nação israelita. E, finalmente, assumiu o trono de Israel após a morte do rei Saul (2 Sm 5.1, 2).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar a história de Davi ensina aos seus alunos que Deus quando escolhe um servo para um propósito específico à frente do seu povo, Ele não atenta para a sua aparência, e sim para o seu coração (Sl 139.1-4). A Bíblia mostra que desde a sua juventude, Davi se mostrou um servo humilde, sincero e obediente a Deus, adorando o Criador e atentando para a sua vontade, mesmo quando ninguém o estava vendo. O exemplo de Davi deve ser destacado aos seus alunos para que aprendam que não existe idade mínima para servir a Deus (1 Sm 17.34-37). Se eles se dedicarem a servir a Deus desde a infância, certamente, terão um futuro excelente na presença de Deus.
O segundo ensinamento que você, professor(a), pode compartilhar com seus alunos a partir desta lição diz respeito ao caráter de Davi. Mesmo depois que se tornou rei, ele não deixou de se humilhar diante de Deus, pedindo perdão quando errava. Esse comportamento chamava a atenção do Criador e, por isso, Davi foi chamado de homem segundo o coração de Deus (At 13.22). O exemplo de Davi revela que o ser humano está suscetível a pecar e, muitas vezes, desobedecer à vontade de Deus. Entretanto, se houver sinceridade, arrependimento e disposição para corrigir os seus erros, o Senhor, que sonda os corações, concede o perdão ao pecador e o restaura à comunhão.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição desta semana, apresente aos seus alunos a figura dos irmãos de Davi (pode ser uma figura dos visuais com os irmãos juntos). Em seguida, mostre uma figura de Davi. Então pergunte aos seus alunos quais eram as características dos irmãos de Davi que não chamavam a atenção de Deus. Faça o mesmo após apresentar a figura de Davi. Ao final, reforce que Deus conhece os nossos corações e sabe de tudo o que precisamos. Ele não nos escolheu por causa da nossa aparência ou por causa dos nossos talentos, e sim porque viu a sinceridade em nosso coração. Portanto, devemos manter essa humildade e sinceridade.
Que Deus abençoe a sua aula. Tenha um ótimo trimestre!