Lição 12 – Os amigos e cooperadores de Paulo
LEITURA BÍBLICA: Romanos 16.1-16.
A MENSAGEM: “O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão” (Provérbios 17.17).
OBJETIVOS:
APRESENTAR os amigos e ajudantes de Paulo;
EXPLICAR que Paulo fez amigos em diversas cidades diferentes;
DEMOSTRAR que tanto os homens, quanto as mulheres colaboraram muito para o crescimento da Obra de Deus.
Prezado(a) professor(a) da classe dos Adolescentes, a paz do Senhor!
A Lição desta semana apresenta um aspecto importante das viagens do apóstolo Paulo durante o cumprimento da missão honrosa de pregar o Evangelho até os confins da terra. Apesar dos muitos percalços que enfrentou no meio do caminho, o apóstolo fez muitos amigos, sem os quais, ele não conseguiria concluir a sua missão (At 11.24, 25). Paulo construiu amizades verdadeiras ao longo do seu ministério, pessoas que estiveram com ele em momentos de dor e sofrimento; outras, alegraram o seu coração e dividiram momentos de muita alegria (At 16.23-25; 2 Tm 1.16). Infelizmente, por força de circunstâncias que fogem do controle humano, o apóstolo também terminou amizades importantes por um momento, como foi na cisão com Barnabé, porém, isso não impediu o seu progresso na pregação do Evangelho (At 15.36-39).
A história do apóstolo nos ensina que Deus faz cumprir em nossas vidas a máxima de Provérbios. São nas horas mais difíceis que conhecemos os verdadeiros amigos (Pv 17.17). Muitas pessoas demostram interesse em nossa amizade por troca de favor ou vantagem que podemos proporcionar-lhes. No entanto, com o passar do tempo ou mesmo nos momentos de aflições, essas amizades vão embora e nem sequer se lembram do nosso nome. A história de Paulo vai revelar que há verdadeiros amigos, alguns podem estar distantes por conta da localização ou dos compromissos da vida, mas continuam sendo amigos de valor.
Uma das amizades mais interessantes de Paulo foi a de Timóteo. A Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global discorre que “Paulo escreve a Timóteo como ‘meu filho amado’ (2 Tm 1.2) e fiel colaborador (cf. Rm 16.21). O relacionamento íntimo de Paulo com Timóteo e a sua admiração pessoal por ele ficam evidentes no fato de que Paulo mencionou Timóteo como co-rementente de seis de suas epístolas no Novo Testamento (2 Coríntios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses e Filemom). Timóteo havia estado também com Paulo durante o seu primeiro aprisionamento (Fp 1.1; Cl 1.1; Fm 1). E agora, quando Paulo se depara com a possibilidade de execução, ele pede, duas vezes, que Timóteo se una a ele outra vez em Roma (2 Tm 4.9, 21). Timóteo ainda estava em Éfeso (1.18; 4.19) quando Paulo lhe escreveu esta segunda Carta” (CPAD, 2022, pp. 2265, 2266).
Note que a permanência de Timóteo ao lado de Paulo, assim como a confiança de Paulo ao jovem pastor perdurou até o fim de sua vida. Deus nos concede amigos diferenciados que estarão conosco por muito tempo. Precisamos identificá-los e valorizá-los até o fim de nossos dias. Professor(a), aproveite esta rica oportunidade e peça aos alunos para descrever a característica de um verdadeiro amigo. Você pode entregar uma folha de papel sulfite A4 para os alunos e pedir que eles registrem essas informações. Ao final, mostre à luz da Bíblia o caráter do verdadeiro amigo e não se esqueça de que o verdadeiro amigo é o nosso Senhor Jesus.
Tenha uma ótima aula!