Lição 12 – A nova Jerusalém
“E eu João, vi Santa Cidade, a Nova Jerusalém, que de Deus descia do céu adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido” (Apocalipse 21.2)
ESBOÇO DA LIÇÃO
- A NOVA JERUSALÉM
- A GRANDE E BENDITA ESPERANÇA
- COMO É A NOVA JERUSALÉM
OBJETIVOS
FRISAR a realidade da Nova Jerusalém;
LISTAR as características dessa Cidade Santa;
MOSTRAR que a Nova Jerusalém é a grande e bendita esperança do povo de Deus.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Como você está? Diante das dificuldades de viver nesse mundo decaído, é um desafio se manter firme e constante, perseverando no chamado e serviço a Deus com amor e alegria; não por vaidade religiosa ou obrigação. Saiba que nada é pequeno se for feito com genuíno amor. Entretanto, da mesma forma, nenhuma ação ou doação, por mais impressionante que seja aos olhos humanos, tem qualquer significância para Deus, se não houver amor (cf. 1 Co 13.1-3).
Analise-se a si mesmo, reveja como tem servido a Deus em seu ministério e viver diário; quais motivações o tem guiado; como o Espírito Santo tem recebido o seu trabalho; se o seu cristianismo tem se dado em palavras e ações, para além das paredes da igreja… Essa autoanálise é muito importante a todo ser humano, ainda mais a um servo de Cristo.
Na próxima aula vamos ensinar aos nossos Juvenis sobre uma das mais belas promessas contidas na Bíblia: a da Nova Jerusalém. Que revelação maravilhosa. Desde já, ore para que o Espírito Santo coloque em cada coração presente o anseio de viver junto a Ele nesse glorioso lugar.
Proponha a mesma reflexão e autoanalise que você fez em seu devocional aos seus alunos, lembrando sempre que o Senhor não vê como o homem vê, Ele não avalia as obras sem antes sondar a intenção do coração.
Na sua revista você encontra sugestões de dinâmicas para tornar sua aula mais interativa e consequentemente mais proveitosa para toda classe. Além dos subsídios lá disponibilizados, deixamos aqui sobre o assunto mais um trecho da rica obra Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica.
“O Novo Céu
O céu na eternidade será diferente daquele onde Deus agora habita. Na consumação de todas as coisas, Deus renovará os céus e a terra, fundindo seu céu a um novo universo e formando uma habitação perfeita que será o nosso lar eterno. Em outras palavras, o céu irá expandir-se e englobar todo o universo da criação. Tudo será transformado em um lugar perfeito e magnífico, adequado à glória do céu. O apóstolo Pedro descreveu isto como a esperança de todos os remidos (2Pe 3.13).
Naturalmente, uma reforma cósmica radical sempre esteve nos planos de Deus. Esta foi também a graciosa promessa que, por meio dos profetas do AT, Deus deu a seu povo (Is 65.17-19).
Deus declara que transformará de tal forma o céu e a terra que hoje conhecemos, que corresponderá a uma nova criação. Observe que, em um novo universo, a Nova Jerusalém será o foco de todas as coisas. O novo céu e a nova terra serão tão magníficos que tornarão os antigos insignificantes. No capítulo final da profecia de Isaías, o Senhor promete que este novo céu e esta nova terra perdurarão para sempre, juntamente com todos os santos de Deus (Is 66.22)” (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp.111-12).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!