Lição 09 – O apocalipse e a volta triunfal do Rei dos Reis
“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém!” (Apocalipse 1.7)
ESBOÇO DA LIÇÃO
- A VOLTA TRIUNFAL DE CRISTO
- OBJETIVOS DA VOLTA DE JESUS
- SINAIS DA VOLTA TRIUNFAL DE JESUS
OBJETIVOS
EXPLICAR a promessa divina acerca da volta triunfal de Cristo;
MOSTRAR os objetivos da volta de Jesus;
COMPREENDER os eventos que precedem tal acontecimento.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Alegramo-nos pela sua preocupação e zelo em preparar uma boa aula. Certamente, a sua maior recompensa vem do Alto, do Pai das luzes. Que o seu Santo Espírito (o)a renove e capacite, suprindo cada uma de suas necessidades.
Antes de transmitir a Palavra de Deus aos seus alunos, permita que ela opere primeiro em seu coração. Portanto, reflita em cada versículo destacado em sua revista, no comentário da lição e subsídios teológicos ao final dela. Empenhe-se em pôr em prática as dinâmicas e ferramentas sugeridas a fim de melhor atingir os objetivos propostos.
Além do conteúdo em sua revista, deixamos aqui para sua edificação e aprofundamento, um texto devocional extraído da obra “Quando Cristo Voltar”, com a proposta de nos fazer refletir no tipo de espera que o Senhor deseja ver em nós até que Ele venha.
Sugerimos que você promova também em classe um momento para essa reflexão: Como temos aguardado a volta de Jesus? Estamos vivendo como Ele ensinou? Estamos fazendo as mesmas obras que Ele fez e nos ordenou? Se Jesus voltasse hoje, Ele estaria contente com as nossas vidas?
“Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados. Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo o que existe nela vão sumir. Sabendo que tudo isso vai ser destruído assim, então que tipo de gente vocês precisam ser? A vida de vocês deve ser agradável a Deus e dedicada a ele” (2 Pe 3.8-11 – NTLH).
“[…] Pedro diz que devemos viver ‘de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus’ (2 Pe 3.11,12). A espera do futuro não é permissão para viver irresponsavelmente no presente. Aguardemos com expectativa o dia da vinda do Senhor.
Muitos de nós não temos problema em esperar, ou, eu deveria dizer que esperar é o problema? Estamos aguardando, mas não cheios de expectativa. Esquecemo-nos de perscrutar, investigando seu retorno. Temos tanta paciência que nos acomodamos. Estamos satisfeitos. Raramente atentamos para os sinais e mais raramente ainda vamos ao templo. Não permitimos que o Espírito Santo altere nossa agenda, mude nossos planos e nos conduza à adoração a fim de vermos Jesus.
O Senhor Jesus está falando aos que o esperam, mas não vigiam o suficiente: ‘Quanto ao dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus nem o Filho, senão somente o Pai. Portanto, vigiem, porque vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam’ (Mt 24.36,42,44).
Simeão é o exemplo de alguém que aguarda com expectativa (Lc 2.25). Pacientemente vigiando. No entanto, uma paciência que não perde a vigilância e uma vigilância que não perde a paciência”. (LUCADO, M. Quando Cristo voltar: O começo da melhor parte. RJ: CPAD, 1999, pp.34-5).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!