Lição 08 – Abimeleque lidera Israel
TEXTO BÍBLICO
Juízes 9.1-6, 22-57.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Advertir que Deus julga os males que são praticados e opera com justiça.
Prezado(a) professor(a) da classe de juniores, a paz do Senhor.
A lição desta semana tem como título “Abimeleque Lidera Israel”. Nesta lição, seus alunos aprenderão uma importante lição a respeito de como Deus lida com a injustiça praticada pelos homens. A história desta semana conta que um dos filhos de Gideão resolveu seguir por caminhos tortuosos e fez o que era mau aos olhos do Senhor. Ele era um homem ambicioso e orgulhoso. A maldade em seu coração era tão grande que ele decidiu matar os seus setenta irmãos. Mas Deus é justo e não permitiu que a sua maldade durasse por muito tempo (cf. Sl 9.8).
Os moradores de Siquém resolveram eleger Abimeleque como rei, porém sem a aprovação do Senhor ou mesmo pela consulta ao sumo sacerdote (cf. Jz 9.6). Depois de três anos, os siquemitas ficaram insatisfeitos com a liderança de Abimeleque e ocorreram algumas divisões entre o povo. Em resposta, o novo líder de Israel não teve compaixão dos seus compatriotas. Ele cercou a cidade de Siquém e, após o povo se esconder na fortaleza, pôs fogo nela de modo que morreram muitos siquemitas naquele dia. A ambição e a persistência de Abimeleque em fazer o mal resultou no sofrimento de muitas pessoas (Pv 29.2).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, observa-se que Abimeleque não soube aproveitar o exemplo que tinha em casa, isto é, o de seu pai Gideão, e decidiu seguir por caminhos tortuosos. A maldade e a ambição do seu coração fizeram com que ele matasse a maior parte de seus irmãos e trouxesse demasiada tristeza para sua família (Jz 9.5). Explique aos seus alunos que não podemos achar que somos melhores e mais importantes do que os nossos demais irmãos (cf. Tg 2.1-13). Para Deus, todos são igualmente importantes e amados. Devemos amar e respeitar aos nossos irmãos para que sejamos abençoados e recompensados por Deus.
Outra lição que pode e deve ser ensinada aos seus alunos diz respeito à justiça divina. O mal que Abimeleque desejou e conspirou contra os seus irmãos, bem como a seus compatriotas, não ficou sem resposta. Deus fez com que as consequências de seus erros viessem sobre Abimeleque (cf. Gl 6.7). Por fim, ele morreu pelas mãos de uma mulher que lançou uma pedra de moinho sobre a sua cabeça. Deus é o justo Juiz e não permitirá que o domínio do mal prevaleça sobre a sorte dos justos (Sl 125.3). Ele está no controle de todas as coisas e, no tempo certo, pedirá conta de tudo o que os homens praticam (Ec 12.14).
Método sugerido
Caro(a) professora(a), para fixar os ensinamentos aplicados nesta lição, realize a seguinte atividade: entregue folhas de papel sulfite A4 aos alunos. Eles deverão dividir o espaço da folha ao meio com uma linha. Observe que a divisão deve ser feita com a folha na horizontal. Se preferir, você pode cortar as folhas ao meio e distribuí-las aos alunos. Peça que escrevam na parte da direita as características de Gideão e na esquerda as características de Abimeleque. Solicite aos alunos que observem as atitudes desses dois líderes e mostre qual foi o final deles em razão das suas atitudes.
Tenha uma boa aula!