Lição 5 – Filipe e o moço da carruagem
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança compreenda a importância de obedecer a Deus.
PREZADA PROFESSORA
“Quando uma criança coloca a mãozinha na sua, essa mão bem pode estar pegajosa de sorvete de chocolate, ou suja, por ter o seu dono andado brincando com o cachorro. Pode haver uma verruga no lado de dentro do polegar, ou um curativo cobrindo uma feridinha no anular. Mas a coisa mais importante dessa mãozinha é que ela contém o futuro. Essas são as mãos que um dia poderão segurar uma Bíblia ou um revolver; tocarão muito bem o órgão da igreja, ou farão rodar as máquinas de jogos, que roubam o sustento de mulheres e crianças; tratarão com ternura as feridas de um leproso, ou tremerão com o resultado da degeneração que o álcool produz no cérebro humano. Agora, essa mãozinha está entre as suas. Está pedindo auxílio e direção. Ela representa uma personalidade, um indivíduo que deve ser respeitado como tal, e cujo crescimento diário é sua responsabilidade” (Moody Monthly).
CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS
“As crianças parecem ter o dom da alegria. Certamente possuem um dom concedido por Deus, que as torna capazes de brincar nas circunstâncias mais adversas. Observou-se que mesmo nos campos de concentração nazistas, esfomeadas e maltratadas, as crianças ainda arranjavam meios de divertir-se. Como afirma o autor Claudionor de Andrade, “Têm as crianças uma reserva de energia tão inesgotável, que são capazes de entregar-se aos seus jogos e folguedos do arrebol ao entardecer”. Acerca do mesmo tema, escreve Toulet: ‘As crianças vivem intensamente embriagadas: embriagadas de vida’. Se isto se aplica às crianças em geral, quanto mais às do maternal, que se acham na fase do comer e dormir, para depois despender a energia acumulada!
Se o brilho de uma criancinha se apaga, alguma coisa está errada; algo muito doloroso ou sujo atingiu-lhe a alma. Possam os professores do maternal serem usados por Deus para alimentar cada vez mais, nesses coraçõezinhos, a chama da verdadeira alegria – a alegria da salvação” (Marta Doreto).
ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS
Ofereça as crianças giz de cera. Providencie uma folha de papel pardo e estenda a folha no chão do Espaço das Artes. Reúna as crianças ao redor da folha. Depois faça uma breve recapitulação da história de Filipe e do empregado da rainha. Em seguida peça que as crianças desenhem e pintem a carruagem do moço e os pergaminhos que levava.
ATÉ LOGO
Arrume a sala com a ajuda das crianças. Ore com os alunos pedindo ao Papai do Céu que os ajude a serem obedientes. Estimule a curiosidade dos alunos dizendo que na próxima aula eles aprenderão sobre um homem transformado por Jesus. Despeça-os carinhosamente.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!