Lição 4 – As Bem-Aventuranças do Apocalipse
“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1.3)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. UM LIVRO DE BOAS NOTÍCIAS
2. AS BEM-AVENTURANÇAS
3. FELIZES OS QUE NÃO EXPERIMENTARÃO A SEGUNDA MORTE
4. FELIZES OS QUE SE SANTIFICAM
OBJETIVOS
MOSTRAR as bem-aventuranças presentes no Apocalipse;
EXPLICAR tais bem-aventuranças, em especial a da primeira ressurreição;
ENFATIZAR a bem-aventurança dos que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Nunca se esqueça de que o Todo-Poderoso está cuidando da sua vida com zelo e amor. Ele deseja suprir todas as suas necessidades. Contudo, como pais e mestres, sabemos que não podemos privar nossos amados das faltas e desafios que fazem parte da vida, pois é justamente ao enfrentá-los que eles se desenvolvem de múltiplas maneiras.
De igual modo, o nosso Pai Celestial, permite que passemos por adversidades e privações a fim de, por meio delas, nos prover experiência, conhecimento, resiliência, maturidade e tantas outras virtudes necessárias ao seu rico propósito em nossas vidas.
Por isso “[…] nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.3-5).
A próxima aula é muito especial, pois o Espírito Santo usará você para transmitir aos Juvenis, as maravilhosas bem-aventuranças reveladas no livro de Apocalipse. Tais promessas são para aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro e mantém-se fiéis até a morte.
Portanto, aproveite a oportunidade para conhecer melhor quais têm sido os desafios para cada um de seus alunos se manter em santidade. Embora seja muito pessoal, a necessidade do auxílio constante do Espírito Santo é comum a todos nós. Por isso, procure criar um ambiente de confiança e acolhimento em prol da confissão e fortalecimento mútuo.
Além de todo conteúdo teológico e didático-pedagógico presente em sua revista, sugerimos aqui um atividade dinâmica que pode ser feita ao final da aula: a troca de pedidos de oração, mas de um jeito lúdico como um amigo-oculto. Deixe que eles decidam se cada pedido será confidencial ou assinado. Após escreverem sorteie, frisando o compromisso de passarmos a semana orando em prol da vida do irmão sorteado por nós.
Diga que, na próxima aula, haverá um espaço para compartilhar testemunhos, tanto a respeito do pedido feito, quanto dos momentos de intercessão em prol do colega de classe. Cremos que o Senhor há de operar maravilhas através dessa simples atividade.
Esteja atento à orientação de Deus sobre como aplicá-la de acordo com as especificidades em sua classe. Por exemplo, se percebe que alguns estão se sentido isolados ou ainda não entrosados, você pode colocá-los em duplas ou trios de oração, que podem ser sorteados ou escolhidos por você.
Além dos momentos de oração pode haver ainda alguma outra atividade extraclasse, promovendo assim a interação e descobertas de possíveis afinidades, troca de experiência e fortalecimento da comunhão entre todos. Para isso, é ideal que esse sorteio seja mensal, havendo a rotatividade em prol do maior entrosamento entre todo o grupo.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!