Lição 3 – A Unidade da Igreja
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.12-31.
Tópicos da Lição:
1. IGREJA UNIDA JAMAIS SERÁ VENCIDA!
2. OS MEMBROS
3. UMA IGREJA ATUANTE E TRIUNFANTE
Prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
A lição desta semana tem como título “A Unidade da Igreja”. Quando pensamos na palavra “unidade” o que vem à nossa mente é a presença de vários aspectos reunidos em um único propósito. Assim é a Igreja de Cristo, ela deve agir em comum acordo para alcançar os objetivos que Deus traçou para sua existência. A Palavra de Deus é clara no tocante a este assunto quando afirma que não era bom para o homem que estivesse só (cf. Gn 2.18). Muitas vezes, a igreja aplica essa passagem bíblica apenas no que diz respeito à união entre homem e mulher. Entretanto, estar só vai além dessa proposta. Quando Deus disse essas palavras, ele sabia da necessidade do ser humano estar em comunhão com Deus e com o próximo.
Deus criou o ser humano com a capacidade de viver socialmente com outras pessoas. Além disso, qualquer projeto realizado com a companhia de pessoas comprometidas em alcançar um mesmo objetivo não tem como dar errado (cf. Ec 4.9,10). A igreja precisa estar unida e focada para que possa pregar a Palavra com afinco.
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Igreja Unida Jamais Será Vencida” tem como proposta apresentar a comunhão como característica principal da Igreja Primitiva. Naqueles dias, a igreja viveu integralmente a unidade da fé e a obediência às palavras do Senhor Jesus. Como resultado, muitas vidas foram salvas e transformadas (cf. At 2.42-47). A unidade, mais do que uma prática obediente, é também uma necessidade para subsistência da igreja. São nos momentos mais difíceis enfrentados pelos membros da igreja que se percebe o quanto é importante estarem unidos.
O segundo tópico da lição, que tem como título “Os Membros”, reforça que os crentes são pertencentes a um único corpo, formado por vários membros, cada qual com a sua função específica. Esse aspecto deve ser explicado com detalhes aos alunos para que eles entendam que não são mais nem menos importantes do que os outros em razão dos dons e talentos que possuem (cf. 1 Co 12.18-25). Deus escolheu cada pessoa para um chamado específico e devemos orar para descobrir qual é o nosso. Todos são importantes na manutenção do Reino de Deus. O que ocorre é que alguns dons e talentos se mostram mais visíveis do que outros.
No terceiro tópico, que tem como título “Uma Igreja Atuante e Triunfante”, a finalidade é enfatizar que a igreja de Jesus segue vencedora. A igreja primitiva era constituída de crentes que tinham o compromisso com o estudo das Escrituras Sagradas, bem como com a prática dos ensinamentos dos apóstolos (At 2.42). Assim a igreja se fortalecia na fé e o agir do Espírito Santo era notório entre os crentes do primeiro século.
Essa regra ainda vale atualmente, pois toda a vez que a igreja se compromete com a prática do Evangelho o resultado é a salvação e transformação de vidas. Portanto, a unidade faz parte do compromisso da igreja para que a comunhão entre irmãos seja preservada (cf. Ef 4.11-15).
Para fixar os ensinamentos da lição, converse com seus alunos sobre UNIDADE. Faça uma roda de conversa e reflita com os alunos que a unidade não é sinônimo de unanimidade. É possível ter várias opiniões diferentes que se respeitam, porém trabalham juntos em prol de um mesmo objetivo. Assim deve ser a igreja, por mais que tenhamos várias pessoas com personalidades diferentes, que pensam diferente e agem diferente, é um dever de cada membro trabalhar em união com os demais irmãos para que a igreja cresça espiritualmente e alcance mais pessoas para o Reino de Deus. Aproveite e distribua uma folha de papel sulfite para os alunos. Peça que desenhem o contorno da mão na folha. Em seguida, eles deverão anotar no desenho da mão, mais especificamente, nos espaços dos dedos, 5 qualidades necessárias para que a igreja esteja unida. Ao final, peça que leiam as informações em voz alta.
Tenha uma ótima aula!