Lição 3 – Uma Criança Profeta
MEMÓRIA EM AÇÃO
“O SENHOR Deus me disse: — Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações”. (Jeremias 1.4,5)
OBJETIVO
Que o aluno saiba que Deus fala e dá missões especiais também para as crianças.
PONTO CENTRAL
Crianças podem ouvir a voz de Deus e dEle receber missões especiais.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! No próximo domingo, vamos contar aos nossos pequeninos o quanto eles são importantes na obra de Deus. Quantas vezes, as nossas crianças são menosprezadas, como se não fossem capazes de cumprir a vontade do Senhor? Quando na verdade, muitas vezes elas possuem um coração mais voluntarioso, obediente e dedicado do que a maioria dos adultos. Aproveite cada uma dessas aulas para profetizar sobre a vida de seus alunos, incentivando-os a servirem ao Senhor com seus dons e talentos.
Nessa próxima aula vamos falar sobre um grande servo de Deus, que foi profeta, juiz e sacerdote. Contudo, antes disso, no tempo que Samuel nasceu, poucas mensagens vinham do Senhor, e as visões também eram muito raras (1 Sm 3.1b). E aprouve a Deus, dentre tantos levitas e sacerdotes, escolher falar ao seu povo por meio de uma simples criança. Acaso, hoje em dia, não poderia acontecer o mesmo?
“Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco. Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor. Isso quer dizer que ninguém pode ficar orgulhoso, pois sabe que está sendo visto por Deus” (1 Co 1.27-29).
Assim como cada um de nós, as crianças sentem quando estão sendo menosprezadas. O problema é elas acreditarem que as coisas de Deus são apenas para os adultos. Precisamos entender que os pequeninos não são a Igreja do “amanhã”, eles são a Igreja agora!
“Então disse Jesus: ‘Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas.’” (Mt 19.14)
Vejam que tremendo! As crianças são citadas pelo próprio Jesus Cristo como uma referência, um exemplo e inspiração para cada um de nós. Será que, como ensinadores, nós também temos nos colocado na posição de aprendizes desses pequeninos? Nunca percamos de vista essas palavras de Jesus e possamos sempre aprender com a simplicidade e fé inabalável de nossas crianças.
Empenhe-se por aplicar cada conteúdo pedagógico sugerido em sua revista. E que melhor maneira de ensinar que crianças também podem ouvir e receber missões especiais de Deus, do que confiando-as tarefas na igreja? Portanto, sempre inclua os seus alunos na aula, escalando voluntários para recolher as ofertas, orar, conduzir um louvor e ajudar você nas demais atividades.
Quem sabe da sua classe, o Senhor não está levantando profetas, pregadores, evangelistas… Pessoas com as quais Ele pode contar para fazer grande diferença nessa terra. E hoje elas estão sob a sua responsabilidade, querido(a) professor(a). Que Jesus continue usando a sua vida para o cumprimento de seus lindos propósitos na história destes pequeninos!
Que o Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!