Lição 2 – Deus escolhe libertadores
TEXTO BÍBLICO
Juízes 2.7-23
OBJETIVO DA LIÇÃO
Destacar que Deus escolheu homens e mulheres para livrar o seu povo do domínio de povos que insistiam em oprimir os israelitas.
Caro(a) professor(a), a Paz do Senhor.
A lição desta semana tem como título “Deus Escolhe Libertadores”. Nesta lição, seus alunos aprenderão que o período de ocupação da Terra Prometida foi marcado por decadência espiritual e relaxamento da fé verdadeira. Após a morte de Josué, os israelitas não demoraram para afastar-se dos caminhos do Senhor (cf. Jz 2.7-13). Mas Deus estava acompanhando esse processo de distanciamento da nação. E, para conter esse desvio que comprometeria os propósitos divinos para Israel, o Senhor levantou líderes que fossem obedientes e capazes para guiar o povo de volta à obediência (vv. 16, 17).
Acontecia que toda vez que o Senhor levantava um libertador o povo se arrependia e se voltava para Deus. Após a morte desse respectivo libertador, o povo novamente se desviava e continuamente esse ciclo se repetia. Uma prova de que o coração do povo não estava verdadeiramente convertido. Além disso, esse comportamento mostrava que a falta de conhecimento e intimidade com Deus fez com que os israelitas não desfrutassem plenamente de uma comunhão com Ele, bem como de todas as bênçãos disponíveis naquela nova terra (vv. 19-23).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar é fundamental contextualizar seus alunos sobre a história que está sendo estudada na lição atual. Apresente os principais detalhes, sempre estabelecendo uma conexão com a lição anterior e finalize a aula sintetizando o que será conversado na próxima aula. Dessa forma, os alunos não se esquecerão das principais lições estudadas na revista.
Na lição atual, o foco está concentrado no comportamento dos israelitas após a morte do seu líder maior, Josué, filho de Num. Eles deixaram de obedecer a Deus porque um grande líder, que era referência de fé, havia morrido. Essa postura mostrava que a fé dos israelitas não estava alicerçada na comunhão verdadeira com Deus. O exemplo dos israelitas nos mostra que devemos ser obedientes a Deus não apenas quando o pastor ou nossos líderes estão vendo, mas também quando eles não estão presentes. Explique que tudo o que os seus alunos fizerem deve ser feito para a glória de Deus (Cl 3.23, 24). Assim sendo, toda a obediência, adoração, fidelidade, comprometimento e interesse nas coisas de Deus deve ter como finalidade servir e adorar ao Senhor em espírito e em verdade (cf. Jo 4.23, 24).
Outra lição que deve ser ensinada aos juniores diz respeito a perseverança na fé. Devemos confiar em Deus de modo firme e constante. Muitas pessoas deixam de receber as bênçãos do Senhor porque desfalecem na fé ao longo da caminhada. Ressalte que, ainda na infância, devemos confiar e servir a Deus, não apenas quando os nossos pais nos levam para a igreja ou mesmo quando somos ordenados a orar e a ler a Bíblia. O verdadeiro adorador serve a Deus todos os dias e em qualquer lugar. Portanto, não devemos deixar de praticar a obediência à Palavra de Deus somente quando as pessoas estão nos vendo, mas também em nossos momentos particulares.
Método sugerido
Amigo(a) professor(a), para fixar os ensinamentos da lição, utilize a figura 2.3 do livro de visuais e apresente alguns dos juízes que Deus levantou para libertar os israelitas do domínio dos povos que os subjugavam. Você pode utilizar o quadro ou elaborar um cartaz para deixar exposto no mural da sala de aula. Relacione no cartaz uma coluna com as informações que apresentam o que os israelitas faziam em desobediência a Deus. No mesmo espaço do cartaz, numa coluna a lado, escreva o nome do juiz que surgia e qual era o seu grande feito. Dessa forma, os alunos terão à sua disposição, de forma resumida, o que Deus realizou no passado para preservar a comunhão com o seu povo e mostre que Ele continua interessado em orientar o seu povo na atualidade.
Tenha uma ótima aula!