Lição 1 – A Igreja e a época do apóstolo Paulo
LEITURA BÍBLICA: Atos 2.38, 41-47.
A MENSAGEM: “Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra” (Atos 1.8).
OBJETIVOS:
EXPLICAR o Pentecostes;
APRESENTAR as características da Igreja guiada pelo Espírito Santo;
MOSTRAR que a estrutura do mundo romano ajudou na expansão da Igreja.
A paz do Senhor, caríssimo(a) professor(a).
Estamos iniciando um novo trimestre de estudos a partir da revista Lições Bíblicas Adolescentes. Neste novo trimestre a revista tem como objetivo geral apresentar a trajetória de vida e ministério do apóstolo Paulo desde os dias de surgimento da Igreja. No início do primeiro século, após o Dia de Pentecostes, quando os primeiros crentes foram batizados no Espírito Santo, uma das marcas mais expressivas da igreja primitiva era o amor entre irmãos. Eles perseveravam no partir do pão, na comunhão, na oração e na doutrina dos apóstolos (At 2.42). É nesse contexto de crescimento da igreja ainda na palestina antiga, a partir de Jerusalém, que o apóstolo Paulo foi chamado por Deus e, imediatamente, iniciou o seu ministério (At 9.26-30).
Um fato marcante da igreja primitiva foi a presença abundante do Espírito Santo, tanto no que diz respeito aos sinais e milagres, bem como ao derramamento contínuo do Espírito pelo Batismo no Espírito Santo e manifestação dos dons espirituais (At 2.1-4; 5.12-16). Com o crescimento da igreja, surgiu também a necessidade de organização da estrutura eclesiástica e doutrinária. Para esta edificação espiritual da igreja é que o Senhor chamou e separou o apóstolo Paulo. Ele foi cheio do Espírito Santo e usado por Deus para escrever várias Cartas que se tornaram referência doutrinária para a Igreja do Senhor até os dias atuais (2 Co 1.1, 2; 2 Pe 3.15, 16).
Sobre o cenário que se desenhou ainda nos primeiros dias da Igreja, o Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal (CPAD) discorre que “quando Jesus subiu ao céu, a sua presença física deixou a terra, mas Ele prometeu enviar o Espírito Santo para que a sua presença espiritual ainda pudesse estar com a humanidade (veja Lc 24.49). O Espírito Santo se tornou disponível pela primeira vez a todos os crentes no Pentecostes (At 2). Enquanto nos dias do Antigo Testamento o Espírito Santo capacitava os indivíduos específicos para propósitos específicos, agora todos os crentes têm o poder do Espírito Santo disponível para a sua vida. Para mais informações sobre o Espírito Santo, leia João 14.16-28; Romanos 8-9; 1 Coríntios 12.13 e 2 Coríntios 1.22. Quando o Espírito vier — o Senhor disse aos seus seguidores — recebereis a virtude. Para fazer o quê? Para serem testemunhas dele a todas as pessoas. Eles deveriam começar exatamente ali, em Jerusalém (1.4). A Judeia era a região ao redor de Jerusalém (possivelmente incluindo a Galileia). Samaria era a vizinha hostil da Judeia, um lugar mais difícil, porém igualmente importante para se levar o Evangelho. Os confins da terra podem ser uma referência a Roma ou ao império romano, o poder que dominava o mundo naquela época. A ordem era extremamente importante: começando onde vocês estão agora, levem a mensagem de Cristo para o exterior, como ondas em círculos provocadas por uma pedrinha atirada num lago, não parando na sua cidade ou província, mas movendo-se além das fronteiras regionais até os ‘confins’ da terra. Em outras palavras, alcancem a todos! Os discípulos aceitaram a palavra de Jesus e começaram a realizar a sua tarefa exatamente como Ele tinha dito: começaram em Jerusalém (1—7), passaram à Judeia e Samaria (8—12) e, então, se espalharam pelo mundo até a capital imperial, Roma (13—28)” (2009, p. 624).
Professor(a), aproveite o assunto desta aula e elabore juntamente com os alunos uma linha do tempo, apontando o contexto histórico da igreja concernente aos sinais e manifestações do Batismo no Espírito Santo. Relacione os principais fatos que decorreram desde a promessa feita por nosso Senhor no momento da ascensão (At 1.8) até a pregação na casa de Cornélio quando os gentios foram batizados no Espírito Santo (At 10.44-46). Ao final, peça aos alunos para se organizarem e cada aluno pode trazer a sua contribuição, expressando como se deu cada evento destacado e a sua importância para o avanço da pregação do Evangelho.
Tenha uma ótima aula!