Lição 1 – A Desobediência do povo de Deus
TEXTO BÍBLICO
Juízes 1—2.6.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Detalhar o período em que Israel se afastou de Deus após a morte de Josué.
Prezado(a) professor(a), a Paz do Senhor.
É com grande alegria que iniciamos os estudos do 3º trimestre de 2024 com a revista Lições Bíblicas Juniores. Esperamos que seus alunos estejam gostando de aprender a Palavra de Deus a partir das temáticas deste Novo Currículo. Neste trimestre o assunto central da revista é obediência do povo de Deus em tempos difíceis. O Livro de Juízes narra a decadência espiritual da nação de Israel após a ocupação da terra de Canaã. Parece que os israelitas se esqueceram rapidamente de todos os milagres que o Senhor realizou em favor deles ao livrá-los da escravidão no Egito e as maravilhas operadas também durante os quarenta anos de travessia no deserto (cf. Êx 14; 15.23-27; 16; 20).
Nesta primeira lição, seus alunos aprenderão que não basta apenas tomar posse das bênçãos de Deus, assim como o povo tomou posse da Terra prometida. É preciso permanecer na obediência a Deus, guardando e praticando os seus mandamentos para que a bênção seja completa (Js 1.13-18). Infelizmente, após a morte de Josué, filho de Num, o líder que Deus levantou depois da morte de Moisés, os israelitas não permaneceram guardando os mandamentos do Senhor. Eles relaxaram na fé, deixaram de confiar nas promessas divinas e começaram a fazer conceções, isto é, permitir que os povos cananeus convivessem com eles na Terra Prometida. Isto pareceu mau aos olhos do Senhor. Então o Anjo do Senhor apareceu e os reprendeu por causa da desobediência (cf. Jz 2).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar é fundamental ressaltar que não podemos nos esquecer do que Deus já realizou em nosso favor. A história da lição mostra que os israelitas se esqueceram rapidamente do que Deus realizou em favor deles no passado. Essa é uma lição que não pode ser esquecida, pois o Senhor é fiel e não deixará seus servos sozinhos ainda que eles enfrentem dificuldades. Por isso, é tão importante ler a Bíblia e constantemente relembrar os milagres que Deus operou no passado para que a nossa fé seja fortalecida no presente (Sl 105.4-11).
A segunda lição que você, professor(a), pode ensinar seus alunos diz respeito a guardar e praticar os mandamentos do Senhor. A Palavra de Deus afirma que “Maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus!” (Jr 48.10). As palavras do profeta Jeremias parecem pesadas, mas, na verdade, revelam o zelo do profeta e a grande responsabilidade que é servir a Deus. A obra do Senhor não pode ser realizada de forma relaxada ou inadequada. Deus espera que o sirvamos com dedicação, empenho, oferecendo a Deus sempre o melhor para o seu Reino. Fazendo assim, muitas pessoas serão abençoadas por intermédio de nossas vidas.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição desta semana, confeccione com seus alunos um grande cartaz com a seguinte frase: “Não podemos nos esquecer que…”. E seguida, confeccione frases em cartões e distribua aos alunos. Nesses cartões deverão estar escritas algumas frases que completam o título no cartaz, por exemplo: “Deus é Fiel no que promete”; “Deus é amoroso para com os seus servos”; “Deus é misericordioso”. Você pode elaborar outras frases que tenham a ver com o assunto da lição. À medida que você ler a frase os alunos deverão completar o cartaz fixando os cartões.
Tenha uma ótima aula!