Lição 13 – A Profecia na Atualidade
“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho.” (Hebreus 1.1)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A PROFECIA NA IGREJA
2. OBJETIVOS DA PROFECIA
3. JOÃO BATISTA: O ÚLTIMO PROFETA
OBJETIVOS
Mostrar a atualidade do ministério profético no contexto da igreja;
Distinguir as três principais finalidades da profecia: edificação, exortação e consolação;
Apresentar João Batista como modelo de ministério profético a ser seguido pela Igreja.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Nunca se esqueça de que o Senhor cuida da sua vida e contempla cada necessidade, preocupação, tribulação, tudo o que você tem passado.
Independente de cenários econômicos e circunstâncias desfavoráveis, o Senhor cuida de você e faz com que até mesmo as adversidades cooperem para um bem, algum aprendizado em sua vida (Rm 8.28) Por isso, não desanime!
E lembre-se sempre: “É melhor o pouco que os bons têm do que as riquezas de muitos maus. Pois o poder dos maus acabará, mas o Senhor protege os bons. Todos os dias o Senhor cuida dos que são corretos; a Terra Prometida será deles para sempre. Quando os tempos forem difíceis, eles não sofrerão e terão o que comer em tempos de fome” (Salmos 37.16-19 – NTLH).
Na próxima aula, encerraremos mais um trimestre de estudos da Palavra de Deus. Parabéns por ter chegado até aqui! O Senhor Jesus continue fortalecendo sua vida e provendo todas as coisas para que você possa continuar o servindo nesse honroso ministério do ensino da Palavra, como sua voz nesta geração. Que seus alunos se inspirem e espelhem em seu exemplo de amor e dedicação ao Senhor e à sua obra.
Na próxima aula, vamos encerrar o estudo sobre os livros dos profetas, ensinando sobre a profecia na atualidade. Veja que tema importante! Portanto, prepare-se mental e espiritualmente.
Além de todo o conteúdo didático e teológico presentes em sua revista, deixamos aqui para a sua edificação um subsídio extra sobre o tema, extraído da rica obra de estudos “Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento”.
“O termo prophetes (profeta) não tem um significado uniforme no Novo Testamento. Pode representar um grupo distinto em uma congregação (At 13.1), ou pode ser amplamente usado para designar qualquer pessoa que for impelida por um impulso profético. Embora na prática o dom de profecia seja limitado a um círculo relativamente pequeno, Paulo indica, pelo menos teoricamente, que está disponível a todos (1Co 14.5,24,31). Algumas passagens indicam que os profetas estavam em constante movimento. O dom da profecia não é restrito aos homens. A profecia de Joel, citada por Pedro no dia de Pentecostes, diz: ‘vossos filhos e filhas profetizarão’ (At 2.17). Filipe teve quatro filhas solteiras que profetizaram, e Paulo falou anteriormente, nessa carta, sobre as mulheres que profetizavam na Igreja (1Co 11.5)” (Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.1018).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!