Lição 12 – Uma história sobre dinheiro
LEITURA BÍBLICA: Lucas 12.13-21.
A MENSAGEM: “[…] Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.” (Lucas 12.15).
OBJETIVOS:
COMPREENDER que o amor ao dinheiro é uma fonte de males. E que os bens materiais são transitórios;
FALAR sobre a verdadeira prosperidade à luz da Bíblia;
ENSINAR a primazia do “ser” sobre o “ter”.
Amado(a) professor(a), a paz do Senhor Jesus.
A aula desta semana tem como assunto central o dinheiro. Há muitos que interpretam equivocadamente o que a Bíblia explica sobre o dinheiro. Nas palavras do apóstolo Paulo “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1 Tm 6.10). Logo, o dinheiro em si não é um mal que atua por conta própria. Muito pelo contrário, o dinheiro é o recurso de que precisamos para alcançar mais recursos e qualidade de vida, tanto para nós quanto para nossa família. Desse modo, não é razoável renunciar ao dinheiro, e sim tê-lo como meio para propor. O grande problema é a forma como se lida com o dinheiro. É sobre isso que a Palavra de Deus orienta, que devemos disciplinar o nosso coração de modo que as riquezas não sejam a nossa prioridade. O próprio Senhor Jesus afirmou que a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem (Lc 12.15).
Nesta lição, é importante que seus alunos compreendam ao final da aula que o objetivo não é desqualificar a importância do dinheiro, e sim que o crente deve evitar que a avareza domine o seu coração. Conforme explana Lawrence Richards, na obra Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento (CPAD) sobre Lucas 12.15, “O fazendeiro rico jamais teria sido capaz de consumir toda a comida e bebida que havia armazenado para os anos futuros, mesmo que vivesse até uma idade bastante avançada. A ganância dominou porque ele se recusou a adotar a perspectiva de Deus em relação à vida. Seremos ‘tolos’, da mesma forma, se permitimos que um desejo de acumular bens venha a controlar a nossa vida. O significado da vida não pode ser encontrado nos bens materiais — não devemos simplesmente ‘acreditar’ nisto; devemos viver de acordo com este conceito” (2007, p. 173).
À vista disso, devemos ter em mente que a verdadeira prosperidade não está nas riquezas. Há quem tenha pouco e viva bem, assim como há quem tenha muito e viva mal. Deus quer abençoar os nossos recursos para que tenhamos uma vida prospera e feliz em sua presença. Para tanto, devemos honrar o Senhor com as primícias da nossa renda e reconhecer que tudo o que temos ou o que somos vêm de Deus (Pv 3.9, 10). É Ele quem abençoa a nossa renda e nos torna prósperos.
Para fixar os ensinamentos desta lição, organize com seus alunos uma planilha de orçamento familiar. Nesta planilha devem constar as entradas (salários e rendas adquiridos pela família) e saídas (gastos e pagamentos). Ao final, insira o saldo entre saídas e entradas. Você pode imprimir a planilha e distribuir aos alunos. Depois, ajude os alunos a preencherem-na adequadamente.
Tenha uma excelente aula!