Lição 12 – Papai do Céu abençoa quem ajuda
Assunto da Lição: Salvação
Para memorizar: “[…] eu e minha família serviremos a Deus, o SENHOR.” (Josué 24.15)
Orientações Gerais
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a entender o quão importante é ajudar as pessoas e acreditar que a salvação pode chegar na família através deles. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando valores
“A criança é um modelo para nós quando falamos sobre entrar no Reino de Deus, pois assim nos disse Jesus: “Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele (Mc 10.15). Deus pode trabalhar no coração das crianças. Os assuntos espirituais não requerem um alto nível de habilidades cognitivas, ou grandes conhecimentos, ou qualquer outra coisa que os adultos tenham e as crianças ainda não tenham. Os assuntos espirituais são espirituais.
Algumas crianças do Jardim de Infância têm uma experiência pessoal com Cristo tão genuína quanto outras mais velhas. Contudo, a maioria delas experimenta a salvação um pouco mais tarde. Isto não impede que cresçam dentro da vontade de Deus. Não devemos vê-las como pecadores, vivendo em degradação, distantes de Deus. As crianças que são muito jovens para aceitar a Cristo também são muito jovens para rejeitá-lo.” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e Educando Crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 32)
Ensinando a história
Importantes fundações são construídas antes que a criança tenha maturidade para aceitar a Jesus como Salvador. Por isso, é fundamental que as crianças aprendam através das histórias bíblicas.
“A melhor preparação para a salvação é ensiná-las a obedecer a Deus. Quando tiverem idade suficiente para compreender que Deus quer que se arrependam dos seus pecados, recebendo o seu perdão, então verão que é necessário obedecê-lo nisto também.
Uma outra questão que preocupa os professores é: quanto da teologia as crianças necessitam compreender para alcançar a salvação? Alguns dizem que ‘Ninguém pode obter salvação se não compreender que Cristo morreu pelos nossos pecados’. Outros estudiosos do pensamento infantil, retrucam que as crianças não são capazes de compreendera lógica desta afirmação. De acordo com a teoria piagetiana, que é a visão predominante nos dias de hoje, a mente infantil é pré-operacional ou pré-lógica. […]
A salvação não é uma experiência primariamente cognitiva. É uma experiência espiritual, concretizada pelo Espírito Santo. Provavelmente, todos nós conhecemos alguém que aceitou a Jesus quando já havia deixado o Jardim de Infância há bastante tempo e que, naquele momento, não compreendeu totalmente o que estava acontecendo. […]”
(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e Educando Crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 33,35)
Encerramento da aula
Recapitule rapidamente os objetivos da aula. Ore e despeça-se. Converse com os pais ou responsáveis sobre a contribuição da Escola Dominical para estimular as crianças a aceitarem a Jesus como Salvador. Não espere que elas terão um profundo relacionamento com Cristo, mas já são capazes de entender que precisam receber Jesus em seus corações para serem salvas.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula • Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.