Lição 12 – Zacarias e Malaquias
“Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve.” (Malaquias 3.18)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A PROFECIA DE ZACARIAS
2. AS VISÕES DE DEUS REVELADAS A ZACARIAS
3. A PROFECIA DE MALAQUIAS
OBJETIVOS
Destacar a importância da reconstrução do Templo na vida espiritual de Israel;
Elencar as visões de Deus reveladas a Zacarias;
Apontar que as nossas práticas espirituais expressam o nosso nível de compromisso com o Reino de Deus.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Preparado para o estudo de mais dois livros proféticos? Esperamos que sim. Zacarias e Malaquias encerram os livros dos profetas menores, assim como o Antigo Testamento. Na aula da próxima semana, portanto, vamos encerrar esse trimestre de estudos, refletindo à luz da Bíblia, sobre “A Profecia na Atualidade”. Desde já, prepare-se, sobretudo, em oração. Que o Espírito Santo renove em seu coração a alegria da salvação e de tão grande honra que é ser a sua voz, anunciando a poderosa e libertadora Palavra de Deus.
Na sua revista, além de todo conteúdo didático e teológico, você encontrará ao final da lição um subsídio extraído da obra “Dicionário Bíblico Baker” sobre o livro do profeta Malaquias. Aqui, portanto, deixamos para o aprofundamento em seus estudos, um trecho de outra excelente obra de estudo da CPAD, o “Comentário Bíblico Beacon”, sobre o profeta Zacarias.
“Zacarias começou sua carreira profética dois meses depois de Ageu (Ag 1.1). Sua convocação ao arrependimento era apropriada, mesmo depois das promessas feitas por seu antecessor, visto que tais promessas eram condicionadas ao arrependimento.
A palavra de Deus para Zacarias é forte: O Senhor tem estado em extremo desgostoso com vossos pais, literalmente, ‘tem estado descontente com desgosto’. Dods afirma que a palavra significava originalmente ‘irromper em indignação há muito controlada’. Vossos pais é referência à geração anterior ao cativeiro. Os antepassados dos israelitas caíram no desagrado máximo de Deus. Agora, pela primeira vez nesta nova era da história dos israelitas, Deus lhes envia, como fizera com seus pais de outrora, os servos do Senhor, os profetas, Zacarias e Ageu, com uma convocação ao arrependimento e uma promessa de reconciliação.
Tornai para mim […] e eu tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos. Esta frase é traduzida melhor assim: ‘Voltai para mim, […] e eu voltarei para vós’. O verbo voltar indica mudança de conduta. Deus promete mudar de atitude para com o seu povo se este consertar seus caminhos. Houvera um avivamento e o povo voltara à terra da escolha de Deus.” (Comentário Bíblico Beacon. Vol 5. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.279).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!