Lição 11 – Vamos falar com Deus
A lição de hoje encontra-se em: Mateus 6.5-15.
Tópicos da Lição:
1. O QUE É ORAÇÃO?
2. POR QUE PRECISAMOS ORAR?
3. A ORAÇÃO E SEUS EFEITOS
Querido(a) professor(a) da classe dos Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na aula desta semana, seus alunos estudarão sobre a oração. A vida cristã não sobrevive sem que haja oração. Esta é uma prática que deve ser preservada, tendo em vista que há muitos crentes que não veem mais a oração como um exercício espiritual necessário. Orar é conversar com Deus. Por meio da oração, alimentamos o nosso relacionamento com o Criador. Vale destacar que foi por meio da oração que os grandes homens e mulheres de Deus na Bíblia alcançaram vitórias.
O Senhor Jesus, durante o tempo de seu ministério terreno, orou por várias vezes e ensinou aos seus discípulos a maneira correta de orar. Em Mateus 6.9-13, Jesus apresentou aos seus discípulos o modelo de oração que deveria ser seguido por eles. A partir desse modelo os discípulos aprenderiam que a oração é dividida em partes especiais. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD):
“Com esta oração modelo, Cristo indicou áreas de interesse que devem constar da oração do cristão. Esta oração contém seis petições: três dizem respeito à santidade e à vontade de Deus e três dizem respeito às nossas necessidades pessoais. A brevidade desta oração não significa que devemos ser breves quando oramos. Às vezes, Cristo orava a noite inteira (Lc 6.12)” (1995, p. 1396).
O primeiro tópico da lição “O que é Oração?” traz uma breve definição do que é a oração seguida de uma explicação detalhada dos aspectos que envolvem a oração modelo citada por Jesus (Mt 6.9-13). Por meio desses aspectos os pré-adolescentes terão à sua disposição uma série de ensinamentos sobre a maneira correta de orar, bem como dos aspectos que devem envolver o modo como oramos a Deus.
No segundo tópico da lição, que tem como título “Por que Precisamos Orar?”, apresenta a necessidade da oração. Ao orar o crente deve ter a convicção de que Deus é real, pois está atento às orações; deve reconhecer a soberania de Deus, pois, de fato, Ele é soberano e está acima das nossas vontades e anseios. Ele responde as orações no tempo dEle, embora encontremos na sua Palavra que Ele realiza o desejo do coração de seus servos que confiam nEle (Sl 37.4,5). Além disso, a oração é um gesto de dependência de Deus. Orar significa que dependemos do Senhor em todos os sentidos. Ele é quem nos dá a vida e tudo o que temos e o que venhamos a ser vêm dEle (cf. Rm 11.36).
No terceiro tópico “A Oração e Seus Efeitos” destaca que a oração traz resultados eficazes desde que siga alguns critérios, conforme afirma Tiago em sua Carta. Dentre esses critérios estão a confissão de pecados, bem como o perdoar as outras pessoas (v. 12). Além disso, a persistência na oração é também um exemplo de que orar funciona. Exemplos como o de Ana, a mãe de Samuel (1 Sm 2.1); Daniel, o profeta (Dn 6.10); o rei Ezequias (2 Rs 20.2); a Igreja de Atos, quando orou por Pedro (At 12.5); etc. Orar com fé e perseverança resulta em ações significativas no mundo espiritual. O próprio apóstolo Paulo exortou aos tessalonicenses que orassem sem cessar (cf. 1 Ts 5.18).
Para fixar os ensinamentos destacados na lição, elabore com seus alunos um relógio de oração. Leve para a sala de aula o desenho de um relógio em formato de cartolina e pergunte aos alunos em qual horário do dia eles estarão disponíveis para orar. Lembrando que é interessante que todos participem do relógio de oração, inclusive, em mais de um horário a depender da quantidade de alunos que você tem em sala de aula.
Tenha uma excelente aula!