Lição 10 – Naum e Habacuque
“Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá” (Habacuque 2.4)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A PROFECIA DE NAUM
2. O PERIGO IMINENTE DA QUEDA
3. A PROFECIA DE HABACUQUE
OBJETIVOS
Ressaltar a profecia de Naum, que anunciava a queda da cidade de Nínive;
Apontar as razões da destruição de Nínive;
Destacar a fé inabalável presente no clamor de Habacuque.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Como tem repercutido em sua vida e em suas aulas o estudo dos livros proféticos? É sempre bom, no decorrer do trimestre, fazer essa autoanálise e indagação à classe. Afinal, o nosso objetivo vai além do informativo, mas também que o conhecimento transmitido seja praticado, promovendo transformações individuais e coletivas. Para isso, é necessário tanto o preparo teórico e intelectual com base nas Sagradas Escrituras, aplicando técnicas e ferramentas pedagógicas, quanto o preparo espiritual, buscando o poder do Espírito Santo sobre a sua vida e a de seus alunos a cada lição.
Ore pelo ministério de ensino bíblico e pela sua classe. Muitas são as batalhas espirituais, pois a Palavra da Verdade liberta o ser humano em todas as instâncias. Por isso, dedique um tempo especial para interceder nominalmente por cada aluno, pedindo que o estudo da Palavra de Deus os corrija, encoraja e fortaleça, aperfeiçoando-os como servos de Deus comprometidos com os valores e mensagem do Reino.
Assim como os profetas, os quais estudamos, enfrentaram rejeição e até perseguição por anunciar e viver de acordo com os preceitos do Altíssimo, nós como cristãos e, portanto, propagadores do Evangelho também estamos sujeitos. Jesus nos preparou para isso (Mt 10.22-26; 24.9; Jo 15.18-21).
Será que seus alunos, sobretudo nessa fase de extrema necessidade de aceitação e inserção social, estão dispostos a padecerem por amor a Cristo, se preciso? E quanto a nós, será que estamos? Proponha essa reflexão à turma.
Além de todos os recursos pedagógicos sugeridos em sua revista, havendo tempo hábil, peça que alguns voluntários leiam essas passagens bíblicas e debatam o tema. Escute-os com atenção, fazendo intervenções pontuais apenas para conduzir o debate à reflexão proposta.
Ao final, ore com a classe, pedindo que o Senhor desperte em cada um de nós a fé, o zelo e a perseverança como a desses grandes profetas.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!