Lição 9 – A Família de Moisés
TEXTO BÍBLICO
Êxodo 18.1-12.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Conhecer a família de Moisés após a sua estadia na casa de Jetro.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na lição desta semana seus alunos conhecerão com maiores detalhes a trajetória de Moisés, o escolhido de Deus para libertar a nação de Israel da escravidão no Egito. Neste episódio, Moisés reencontra a sua família e compartilha com seu sogro as maravilhas que Deus operou em favor de seu povo durante o processo de libertação da escravidão (cf. Êx 18.1-9). Esse momento foi muito importante na vida de Moisés, pois ter a família junto com ele após ter enfrentado momentos desafiadores serviu de descanso.
Moisés havia enviado sua família para a casa de seu sogro e, por esse motivo, passou um bom tempo distante dela. No Egito, Moisés e seu irmão Arão foram ao encontro de Faraó já providos das orientações divinas sobre o que deveriam dizer ao rei, cientes de que não seriam atendidos com relação à libertação do povo hebreu. O tempo em que esteve entre idas e vindas a Faraó, para anunciar as pragas que sobreviriam ao Egito devido à desobediência do rei, certamente, foi muito difícil para Moisés (cf. Êx 5.1-5). Ele teve de se ausentar dos filhos e da esposa para cumprir a vontade de Deus. Imagine a saudade que Moisés sentia num tempo em que não havia meios de comunicação para conversar como temos atualmente.
Cumprir a ordem divina e realizar vários milagres em nome de Deus no Egito exigiu de Moisés completa concentração na missão. Imagina se Moisés soubesse que os seus filhos, assim como a sua esposa, estivessem em perigo? Ele, certamente, estaria demasiadamente preocupado e não conseguiria cumprir o chamado divino. Mas Deus cuidou para que todas as coisas estivessem preparadas a fim de que Moisés encontrasse as condições necessárias para fazer a vontade de Deus.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, podemos ressaltar a importância de nossa família servir a Deus (cf. Js 24.15). Moisés contava com o apoio de sua família para executar a missão. Inclusive, o seu sogro foi um instrumento de Deus para aconselhá-lo a tomar as decisões certas no tocante à administração da nação, haja vista que Moisés estava sobrecarregado naquela ocasião (cf. Êx 18.17-23).
Além de estar em família, a história destaca que sua família não foi impedimento para servir ao Senhor. Esse aspecto deve ser destacado e ensinado aos juniores. A igreja começa em casa, portanto, devemos testemunhar da Palavra de Deus em nosso lar, influenciando nossos pais e irmãos a servirem a Deus conosco. Se, porventura, eles não são crentes e nos perseguem por causa da fé em Jesus Cristo, o nosso dever como servos de Deus deve ser orar por eles (cf. Mt 5.44).
Outro aspecto que deve ser considerado é que Moisés não abandonou a sua família para servir a Deus. Muito pelo contrário, em certa ocasião, ele preferiu deixá-la na casa de seu sogro visando a segurança e tranquilidade para concentrar sua atenção completa na missão para a qual o Senhor o havia chamado (cf. Êx 18.2).
Método sugerido
Caro(a) professor(a), nesta lição, você pode recortar figuras dos personagens da história de hoje que compõem a família de Moisés. Confeccione os nomes desses personagens e cole juntamente com as figuras no quadro de forma aleatória. Os alunos deverão posicionar os nomes debaixo das figuras na ordem correta.
Tenha uma excelente aula!